|
|
Aluno(a) |
Patricia Celis Murillio |
Titulo |
A criança portadora de paralisia cerebral e os caminhos de uma identidade aprendiz: contribuições da fisioterapia para uma habilitação motora |
Orientador(a) |
|
Data |
02/10/2003 |
Resumo |
Nossa pesquisa resgata a identidade aprendiz da criança portadora de paralisia cerebral frente à urgência da sua construção motora e busca estabelecer os fatores que participam desta construção motora reconhecendo a criança não apenas pela falta dos movimentos, mas, como um sujeito singular e subjetivo. Assim investigamos a história clínica da paralisia cerebral e a colocamos diante das histórias de vida relatadas por portadores de paralisia cerebral e por suas mães, pois, entendemos que o processo de construção motora mescla-se a uma série de fatores que vem a inferir no desempenho motor da criança. Realizamos uma pesquisa de campo com seis crianças portadoras de paralisia cerebral e com suas mães, Nossa metodologia foi de caráter qualitativo com enfoque no trabalho fisioterápico e nas entrevistas com as mães. Desta forma foi possível traçar uma relação entre desempenho motor, cognição, afetividade, aspectos clínicos, sociais e históricos da deficiência, a onde entendemos que o movimento não é um elemento isolado, mas, um elemento que participa do contexto ativo de uma vida de relações subjetivas. A família foi o elemento que mais se destacou diante de uma construção motora e assim concluímos que há uma educação motora implícita nas condutas e nas orientações fisioterápicas que nos permitem revelar a criança portadora de paralisia cerebral como um ser aprendiz e não mais como um ser apenas patológico. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|