|
|
Aluno(a) |
Bruno Vitti Neto |
Titulo |
Programa psicomotor: os reflexos da formação continuada no desenvolvimento do trabalho docente |
Orientador(a) |
Prof Dr. Edson do Carmo Inforsato |
Data |
29/08/2018 |
Resumo |
RESUMO
A presente tese tem como foco verificar o potencial de um programa de formação continuada na modificação e aprimoramento do trabalho docente. A instauração de tal programa atendeu a necessidade de professoras na aquisição de aportes teóricos e práticas para o planejamento das atividades lúdicas. Também teve o objetivo de propiciar situações que permitissem a reflexão e a ressignificação do conhecimento das professoras sobre o corpo e a psicomotricidade. O referencial teórico utilizado baseou-se nos estudos de Corbin, Pellegrin, Courtine, Arroyo, Freire e outros para as concepções sobre o corpo; nas pesquisas de Piaget, Wallon e Ajuriaguerra para a psicomotricidade e sua influência no desenvolvimento infantil e, por fim, em Gatti, Nóvoa, Schön, Imbérnon e outros para o papel da formação continuada no desenvolvimento do trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, inserida no contexto de uma pesquisa-ação e que foi realizada em uma escola da rede particular de Poços de Caldas – MG – Brasil. Os participantes, seis professoras dos anos iniciais do ensino fundamental I, responderam a perguntas em uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram transcritos, analisadas e categorizados. Os resultados obtidos nessas análises, evidenciaram a importância de uma formação processual, integrada por meio de atitudes investigativas, práticas e reflexivas das professoras. Ainda, que essa formação atenda às necessidades de aperfeiçoamento do próprio docente e, principalmente, da instituição de ensino, em funçãorndas mudanças sociais e/ou do próprio sistema de ensino. Além disso, pode-se constatar que as mudanças ocorridas mediante a aquisição de conhecimentos específicos e aprofundados, traduziram-se em práticas mais elaboradas e significativas para os alunos e, consequentemente, propiciaram a ressignificação conceitual sobre o corpo e sobre as práticas psicomotoras, pelas docentes. Por fim, o programa de formação continuada realizado nessa instituição de ensino, mostrou-se um instrumento com poder de transformação do trabalho docente, o que reforça a necessidade de valorização do local de trabalho como espaço fértil para a construção e desenvolvimento da profissão.
Palavras – chave: Formação continuada; Psicomotricidade; Corpo; Anos iniciais do Ensino Fundamental.
ABSTRACT
The present thesis focuses on the potential of a continuing education program in the
modification and improvement of teaching work. The establishment of such program met
the need of teachers to acquire theoretical and practical contributions to the planning of
interactive activities. It also had the objective of providing situations that allowed the
reflection and re-signification of the knowledge that teachers would have about the body
and the psychomotricity. The theoretical reference used was based on the studies of
Corbin, Pellegrin, Courtine, Arroyo, Freire and others for the body conceptions; in the
researches of Piaget, Wallon and Ajuriaguerra for the psychomotricity and its influence in
the infantile development and, finally, in Gatti, Nóvoa, Schön, Imbérnon and others for the
role of the continued formation in the development of the teaching work. It is a qualitative
research of descriptive nature, inserted in the context of an action research and it was
carried out in a private school in Poços de Caldas, MG – Brazil. The participants, six
elementary school teachers, answered questions in a semi-structured interview. The
information was transcribed, analyzed and categorized. The results obtained in these
analyzes revealed the importance of teaching training, integrated by means of
investigative, practical and reflexive attitudes. It was also expected that this training would
meet the needs of teaching improvement and, mainly, of the educational institution,
because of the social changes and / or the education system. In addition, it was possible to
verify that the changes occurred through the acquisition of specific and deep knowledge
led to more elaborate and meaningful practices for the students and, consequently, allowed
the conceptual re-signification of the body and of the psychomotor practices by teachers.
Finally, the continuing education program, carried out at this educational institution,
proved to be a powerful instrument of teaching work transformation, which reinforces the
need of value the workplace as a fertile space for the continuing professional development.
keywords: Continuing education; Psychomotricity; Body; Elementary School
|
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|