UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rodolfo Fernandes Esteves
Titulo POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Orientador(a) Prof. Dr. José Luís Bizelli
Data 31/08/2018
Resumo A pesquisa analisa o processo de implementação das TIC no ambiente escolar, mais especificamente a implementação e uso da Lousa Digital Interativa (LDI) na prática de professores do 1° Ciclo do Ensino Fundamental, associada a Objetos de Aprendizagem (AO). O campo escolhido é uma escola de ensino infantil de Araraquara, São Paulo, na qual acompanhamos a rotina de trabalho dos professores que usam a LDI com a finalidade de compreender, inicialmente, aspectos gerais do processo de implementação das TIC no ambiente escolar, ou seja, a política pública de introdução da LDI nas escolas municipais. Os resultados obtidos dizem respeito aos conteúdos das disciplinas de Português, Matemática e Ciências. Conforme indicado na Dissertação de Mestrado Barreiras para Implementação da Lousa Digital Interativa: um estudo de caso (Processo FAPESP 2012/06526-1), embora haja esforços para incorporação, apropriação e uso da LDI em Araraquara, os indicadores apontam para um conjunto de barreiras ao desenvolvimento de trabalhos significativos que conduzam o processo de ensino-aprendizagem a um patamar desejável. Tais barreiras devem ser compreendidas em dois aspectos gerais: um primeiro externo e o segundo interno. Nesse sentido entendemos as barreiras externas como uma continuidade, ou não, das políticas públicas de implementação das TIC no contexto escolar enquanto um processo continuado, que pode estar em movimento ou parado. As barreiras internas, por sua vez, também devem ser compreendidas em duas perspectivas: uma diretamente relacionada ao como as políticas públicas foram e/ou estão sendo implementadas, ou seja, é um reflexo direto da superação ou não das barreiras externas; e, outra perspectiva, diretamente conectada ao trabalho docente, individual e coletivo, as práticas pedagógicas, ao processo de formação continuada dos professores em relação às TIC. Tomando por base tais barreiras, buscamos uma que estivesse relacionada tanto a barreiras externas quanto as internas, chegando assim a barreira de falta de softwares adequados. Nesse contexto, os OA podem ganhar destaque, pois ajudam a superar a falta de softwares adequados, e podem ser compreendidos enquanto unidades de conteúdo instrucional com objetivo de aprendizagem e destinadas a ensinar um conceito focado, que incluem, mas não se limitam a: simulações, cálculos eletrônicos, animações, tutoriais, vídeos, ilustrações, diagramas, mapas e combinações desses tipos de recursos com a finalidade de apresentar exemplos intercambiáveis, argumentos, casos e exercícios práticos – podem ser utilizados pelo professor no processo de ensino ou pelo aluno para apoiar a aprendizagem de um determinado conteúdo curricular. A abordagem metodológica da investigação será fundamentada pela pesquisa-ação e ficará delimitada a uma escola do município de Araraquara. Pretende-se a partir dos pressupostos da pesquisa-ação para realizar um conjunto de atividades, junto a uma equipe composta pelo pesquisador, professores e coordenador pedagógico, que permitam desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas que associem o uso dos OA com a LDI. A pesquisa, além de buscar compreender a utilização dos OA associados à LDI, buscará também envolver escola e professores na construção de alternativas para a prática docente. A tese afirma, portanto, que a prática docente é peça fundamental para implementação das TIC no ambiente escolar, mas que muitas vezes tais práticas acabam esbarrando em políticas públicas de implementação inadequadas ou incompletas.
Palavras Chave: Lousa Digital Interativa, Objetos de Aprendizagem, Políticas Públicas, TIC.


ABSTRACT

The research proposal is to investigate the process of ICT implementation in the school environment, specifically the implementation and use of Lousa to investigate the practice of teachers in the use of the Interactive Digital Slate associated with Learning Objects in the 1st Cycle of Elementary Education. The chosen field is an elementary school in Araraquara, São Paulo, in which it will be accompanied by the work routine of the teachers that use the LDI in order to initially understand the general aspects of the ICT implementation process in the school environment, that is, the public policy of introducing LDI in municipal schools, more specifically in the first stage of elementary education. As well, the results obtained through the use associated with LDI to OA, preferably to the contents related to the subjects of Portuguese, Mathematics and Sciences.
As indicated in the Master's Dissertation Barriers for the Implementation of the Digital Interactive Whiteboard: a case study (Process FAPESP 2012 / 06526-1), although there are efforts for incorporation, appropriation and use of LDI in Araraquara, the indicators point to a set of barriers to the development of significant work that will lead the teaching-learning process to a desirable level. Such barriers must be understood in two general aspects: an external first and the second internal. In this sense, we understand the external barriers as a continuity, or not, of the public policies of ICT implementation in the school context as a continuous process, which may be in motion or stopped. Internal barriers, on the other hand, must also be understood in two perspectives: one directly related to how public policies have been and are being implemented, that is, a direct reflection of overcoming or not of external barriers; and another perspective, directly connected to teaching work, individual and collective, pedagogical practices, to the process of continuous training of teachers in relation to ICT. On the basis of these barriers, we look for one that is related to both external and internal barriers, thus arriving at the barrier of lack of adequate software.
In this context, OAs can gain prominence as they help overcome the lack of adequate software and can be understood as units of instructional content intended for learning and intended to teach a focused concept, which include, but is not limited to: simulations , electronic calculations, animations, tutorials, videos, illustrations, diagrams, maps and combinations of these types of resources for the purpose of presenting interchangeable examples, arguments, cases and practical exercises - can be used by the teacher in the teaching process or by the student to support the learning of a certain curricular content.
The methodological approach of the research will be based on action research and will be limited to a school in the municipality of Araraquara. It is intended from the presuppositions of the action research to carry out a set of activities, together with a team composed by the researcher, teachers and pedagogical coordinator, that allow the development of methodologies and pedagogical practices that associate the use of OA with LDI. The research, in addition to seeking to understand the use of OA associated with LDI, will also seek to involve school and teachers in the construction of alternatives for teaching practice.
The thesis, therefore, states that teaching practice is a fundamental part of the implementation of ICT in the school environment, but that such practices often end up in inappropriate or incomplete public policies of implementation.

Keywords: Interactive Digital Slate, Learning Objects, Public Policies, ICT.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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