UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Mayra Rocha Vollet
Titulo O uso de técnicas expressivas gráficas e verbais em casos de violência sexual doméstica infantil
Orientador(a)
Data 26/02/2003
Resumo O presente estudo teve como objetivo principal investigar a forma como crianças vitimas de violência sexual doméstica se expressam diante da apresentação de duas técnicas expressivas (gráfica e verbal) e apreender as representações deste grupo acerca desta violência. Para tanto, buscou-se aplicar dois testes projetivos (Teste de Apercepção Temática - CAT e Teste da Casa, Árvore e Pessoa - HTP) em seis crianças de 6 a 10 anos vítimizadas sexualmente no âmbito doméstico. Este estudo pretendeu contribuir, por meio da análise da subjetividade destas crianças, com profissionais que tenham o papel de orientar, educar ou atendê-las no âmbito institucional ou privado, tendo em vista que a apreensão das representações subjetivas da realidade externa e interna é um importante instrumento para a desconstrução de crenças e valores que impedem o desenvolvimento infantil. É possível concluir com esta pesquisa que as técnicas utilizadas são instrumentos valiosos, aliados à entrevista, na investigação emocional infantil, porém, não se pode afirmar que tais procedimentos provoquem respostas específicas relacionadas com a violência sexual, mas que existem tendências quanto a "forma de reposta" e estruturação dos estímulos tanto no uso do teste HTP quanto no CAT. Assim, a maior contribuição da presente pesquisa se deu no sentido de apreensão das representações subjetivas da violência sexual doméstica nas crianças, possibilitando com isto uma maior reflexão acerca do fenômeno e das possibilidades de tratamento e prevenção.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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