UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Larissa Quachio Costa
Titulo O ROMANCE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: reverberações da arte narrativa na concepção de mundo
Orientador(a) Prof. Dr. NEWTON DUARTE
Data 27/08/2018
Resumo Tanto a vivência estética quanto a atividade educativa não transfiguram a sociedade e a vida do indivíduo de forma direta; mas podem influenciá-las de forma significativa. Diante de tal questão, propusemo-nos a refletir acerca da importância da socialização da literatura realista para o enriquecimento da concepção de mundo do indivíduo. A literatura realista, nesse caso, não diz respeito a um estilo artístico, mas sim à reprodução artística da realidade, à fidelidade ao real, ao esforço apaixonado para reproduzi-lo na sua integridade e em suas relações com a totalidade. Dessa maneira, nossa tese possui como base a hipótese segundo a qual a literatura que contempla os elementos fundamentais da arte realista é aquela que se revela uma “literatura de contestação” e contribui decisivamente para a elevação da concepção de mundo do indivíduo, ao passo que a “literatura de massa” ou “de constatação” mantém tal concepção atrelada a uma visão fetichizada da realidade. Ademais, propusemos-nos a analisar não somente a literatura de modo geral, mas um gênero específico: o romance. Importante esclarecermos aqui que nosso objeto de estudo não diz respeito a qualquer romance, pois trata-se do romance cujo reflexo da realidade lhe garante a condição de realista. O objetivo deste trabalho é examinar as implicações da literatura realista - no caso, o romance - no desenvolvimento de uma concepção de mundo que possa contribuir para o processo de transformação das relações sociais alienadas e, assim, refletir, à luz da pedagogia histórico-crítica, acerca da urgência da socialização dessa literatura pelas vias da educação escolar, sobretudo pelas vias do Ensino Fundamental II e Médio, para que possa ser devidamente considerada como trabalho educativo que contribui para a formação intelectual e humanística dos indivíduos. Enfim, nossa pesquisa corresponde a um trabalho teórico, fundado no método histórico-dialético, e faz uso da técnica de pesquisa bibliográfica. Para embasar nossa discussão, os argumentos defendidos em relação à necessidade da arte literária para a formação/transformação da concepção de mundo do indivíduo provieram do legado de Marx, Engels e, principalmente, das profundas reflexões teóricas de Lukács. Para que pudéssemos, além de aprofundar a discussão acerca das peculiaridades do grande romance, tratar também dos aspectos gerais da “literatura de massa” ou “de constatação”, recorreremos às análises teóricas de estudiosos marxistas como, por exemplo, Vázquez, Coutinho, José Paulo Netto, Leandro Konder e Celso Frederico. Além de estudos no campo da estética e da filosofia, apoiamo-nos na seara teórica da pedagogia histórico-crítica, portanto, nas análises teóricas de Saviani, Duarte, João Henrique Rossler e outros autores cujos estudos contribuíram para nosso trabalho.

Palavras-chave: Realismo. Literatura. Romance. Pedagogia Histórico-Crítica. Concepção de mundo.

ABSTRACT

Both the aesthetic experience and the educational activity do not transform the society and the life of the individual in the direct way; but can influence them significantly. Faced with this question, we proposed to reflect on the importance of the socialization of realistic literature for the enrichment of the world's conception of the individual. Realistic literature, in this case, does not concern an artistic style, but rather the artistic reproduction of reality, fidelity to the real, the passionate effort to reproduce it in its integrity and in its relations with totality. Thus, our thesis is based on the hypothesis that the literature that contemplates the fundamental elements of realistic art is that which reveals itself a “literature of contestation” and contributes decisively to the elevation of the world's conception of the individual, while the “literature of mass” or “of verification” maintains this conception linked to a fetishized view of reality. In addition, we proposed to analyze not only literature in general, but a specific genre: the romance. It is important to clarify here that our object of study does not relate to all romance, because relates to the romance whose reflection of reality guarantees it the condition of realist. The objective of this work is to examine the implications of the realist literature - in this case, the romance - in the development of a conception of the world that can contribute to the process of transformation of alienated social relations and thus reflect, in the light of historical-critical pedagogy , about the urgency of the socialization of this literature through school education, especially through Middle School and High School, so that it can be properly considered as educational work that contributes to the intellectual and humanistic formation of individuals. Finally, our research corresponds to a theoretical work, based on the historical-dialectical method, and makes use of the bibliographic research technique. To support our discussion, the arguments presented in relation to the need of literary art for the formation / transformation of the individual's conception of the world were based the legacy of Marx, Engels, and especially from Lukacs' profound theoretical reflections. So that we could, in addition to deepening the discussion about the peculiarities of the great novel, also deal with the general aspects of "mass literature" or "of verification," we resorted to the theoretical analyzes of Marxist scholars such as Vázquez, Coutinho, José Paulo Netto, Leandro Konder and Celso Frederico. In addition to studies in the field of aesthetics and philosophy, we rely with the theoretical field of historical-critical pedagogy, therefore, with the theoretical analyzes of Saviani, Duarte, João Henrique Rossler and other authors whose studies contributed to our work.

Keywords: Realism. Literature. Romance. Historical-Critical Pedagogy. Worldview.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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