|
|
Aluno(a) |
Maria Christina Justo Pereira |
Titulo |
O trabalho docente no segundo ciclo do ensino fundamental: elementos para ampliar a compreensão do papel do professor |
Orientador(a) |
|
Data |
28/02/2003 |
Resumo |
A escola brasileira tem passado, nas últimas décadas, por profundas transformações. Com isso, a grande maioria da população em idade escolar está tendo a oportunidade de ter acesso à ela. Entretanto, persiste o desafio de se garantir aprendizagem efetiva e educação de qualidade à maioria. Esta pesquisa se propôs investigar as representações sociais de professores do ciclo-II do ensino fundamental de uma escola pública de uma cidade do interior do estado de São Paulo. O objetivo foi buscar uma maior compreensão sobre a sua prática docente diária, sua relação com os alunos, suas dificuldades e sua percepção sobre a passagem do ciclo-I para o ciclo-II vivenciada por seus alunos.Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas de profundidade e encontros grupais com técnicas sociopsicodramáticas na coleta de dados. Estas técnicas aprofundaram e/ou ampliaram os dados obtidos com as entrevistas.Os dados, submetidos à análise de conteúdo segundo Bardin (1979) e Minayo (1999), mostraram que os professores têm encontrado dificuldades para realizar seu papel de professor, que estão vinculadas a vários fatores (intra e extra-escola), inclusive, dificuldades pessoais. As inovações introduzidas na escola, sem um preparo prévio dos docentes, afetaram o seu fazer pedagógico e suas relações com os alunos. Os alunos que iniciam o ciclo-II experimentam dificuldades de adaptação na passagem dos ciclos. Os professores referem a importância da formação continuada e da reflexão em grupo para o enfrentamento de suas demandas atuais. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|