UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Thiago Xavier de Abreu
Titulo Música e Educação Escolar: contribuições da estética marxista e da pedagogia histórico-crítica para a educação musical
Orientador(a) Prof. Dr. NEWTON DUARTE
Data 10/08/2018
Resumo RESUMO
O tema geral a ser abordado na presente pesquisa é o ensino de música na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, tendo como norte a orientação/fundamentação da prática pedagógica escolar da educação musical. Partindo do pressuposto de que a música é um tipo específico de atividade humana que atua de maneira também específica na constituição da subjetividade, analisamos a educação musical como uma mediação da prática social necessária para o desenvolvimento histórico do gênero humano. Desta forma, defendemos a tese de que a explicitação dos principais aspectos dessa especificidade da música no desenvolvimento histórico da dialética entre objetividade e subjetividade pode ser um caminho fértil para a construção de referências para a seleção de conteúdos da educação musical e para a definição de formas de efetivação do trabalho pedagógico com esses conteúdos. Para tanto, abordamos no primeiro capítulo a música como uma esfera de objetivação humana, isto é, como uma atividade capaz de tornar objetiva a vida afetiva do ser humano, para que dela possa se tomar consciência. No segundo capítulo, exploramos o processo histórico de desenvolvimento da objetivação musical, tanto do ponto de vista das relações entre o indivíduo e o gênero humano, quanto das formas educacionais que sustentaram essa trajetória. Por fim, no terceiro capítulo, sintetizamos os elementos analisados à luz das especificidades da educação escolar, abordando também as peculiaridades da catarse como momento chave da educação musical. A unidade teórico-metodológica é dada pelo referencial do materialismo histórico-dialético. Esperamos que nosso estudo contribua para a valorização da música no contexto da educação escolar e para a fundamentação teórica da educação musical na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.
ABSTRACT
The general theme to be addressed in the present research is the music education from the perspective of Historical Critical Pedagogy, with the objective of guiding/grounding the pedagogical practice of music education in schools. Based on the assumption that music is a specific type of human activity that also acts specifically in the constitution of subjectivity, we analyze music education as a mediation of the social practice necessary for the historical development of the human. In this way, we defend the thesis that the explication of the main aspects of this specificity of music in the historical development of the dialectic between objectivity and subjectivity can be a fertile way for the construction of references for the selection of contents of musical education and for the definition of forms to work pedagogically with these contents. In order to do so, we address in the first chapter music as a sphere of human objectification, that is, as an activity capable of rendering objective the affective life of the human beings, so that they may become aware of it. In the second chapter, we explore the historical process of development of musical objectification, both from the point of view of the relations between the individual and the human genre, and of the educational forms that sustained this trajectory. Finally, in the third chapter, we synthesized the elements analyzed in light of the specificities of school education, also addressing the peculiarities of catharsis as a key moment of musical education. The theoretical-methodological unity is given by the referential of historical-dialectical materialism. We expect that our study may to bring contributions to the valorization of music in the context of school education and to the theoretical analyzes of musical education from the perspective of Historical Critical Pedagogy.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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