|
|
Aluno(a) |
Maria Cecília Rais Barbosa |
Titulo |
Proposta pedagógica como eixo de integração da comunidade escola: possibilidades da informática |
Orientador(a) |
|
Data |
18/02/2003 |
Resumo |
Este estudo propõe o entendimento da importância da Proposta Pedagógica para as unidades escolares, tendo em vista novos paradigmas postos à Educação Escolar. A partir de fenômenos sócio-culturais que têm implicado grandes transformações na sociedade, faz-se necessário o questionamento da validação do projeto da citada Proposta Pedagógica que, segundo a concepção de uma escola democrática e não excludente, deve estar integrado às novas demandas da comunidade a que serve. A sua constituição como eixo de integração, mediador entre as instâncias macro e micro organizativas, entre o universal e o local, a instituição e a comunidade, tem estes aspectos balizados, na perspectiva teórico-prática, através da pesquisa-ação. A parte teórica dessa pesquisa fundamenta a dimensão que adquire a Proposta Pedagógica, a partir de sua base legal, onde há forte inspiração para que a escola venha a se atualizar e garantir o projeto político-educacional através da gestão participativa. Para a corroboração deste processo, a experiência-piloto direciona-se ao acompanhamento do projeto político-pedagógico, expresso na Proposta Pedagógica, instrumentando seu desenvolvimento em uma unidade escolar pública, onde a informática é utilizada como uma mídia capaz de assumir seus contornos diversos e dinâmicos. Hoje, a Proposta Pedagógica elaborada caminha, metaforicamente, do virtual para o real, e espera-se que os objetivos nela presentes sejam alcançados. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|