UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Renan Antônio da Silva
Titulo INCLUIR EXCLUINDO OU EXCLUIR INCLUINDO: A escola E-JOVEM/LGBTTI e seus desdobramentos
Orientador(a) Profa. Dra. LUCI REGINA MUZZETI
Data 13/07/2018
Resumo RESUMO
A presente pesquisa foi realizada por meio de uma análise descritiva/analítica da proposta de implantação e seus desdobramentos em uma escola destinada ao público LGBTTI, a E-JOVEM, sendo uma na capital do estado de São Paulo, duas no interior e uma no litoral paulista. O estudo possibilitou perceber a cada um desses segmentos e como a E-JOVEM contribuiu para a promoção ou não ao combate à homofobia e o respeito pelas diferenças no período de 2009 até 2012. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e com os resultados e análises das narrativas trazidas pelos gestores/fundadores, poderemos trazer os pontos críticos e relevantes da E-JOVEM. As fontes serão de duas naturezas: documentais, sobre a criação e implementação da E-JOVEM e a percepção sobre o trabalho desenvolvido pelos principais atores/atrizes, neste caso, os fundadores/diretores assim como, os resultados objetivados na vida dos depoentes. As entrevistas serão discutidas e tratadas, por meio da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica vem de autores como Michael Foucault, Daniel Borrillo, Judith Butler entre outros, além do tratamento e análise dos resultados da pesquisa que se debruçarão da revisão bibliográfica que compõe esse trabalho.
Palavras Chave: E-JOVEM. Escola. LGBTTI. Homofobia. Políticas Públicas. Violência.
ABSTRACT
The present research was carried out by means of a descriptive / analytical analysis of the proposal of implantation and its unfolding in a school destined to the public LGBTTI, the E-JOVEM, being one in the capital of the state of São Paulo, two in the interior and one in the coast paulista. The study made it possible to perceive each of these segments and how E-JOVEM contributed to promoting or not the fight against homophobia and respect for differences between 2009 and 2012. The methodological approach of this research is qualitative and with the results and analyzes of the narratives brought by the managers / founders, we can bring the critical and relevant points of E-JOVEM. The sources will be of two natures: documentaries, about the creation and implementation of E-JOVEM in the mentioned cities and the perception about the work developed by the main actors / actresses, in this case, the founders / directors as well as the objective results in the life of the deponents. The interviews will be discussed and dealt with, through Content Analysis. The theoretical basis comes from authors such as Michael Foucault, Daniel Borrillo, Judith Butler and others, as well as the treatment and analysis of the results of the research that will be based on the bibliographic review that compose this work.
Keywords: E - JOVEM. School. LGBTTI. Homophobia. Public policy. Violence.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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