|
|
Aluno(a) |
Maria Augusta Bernardo Marques de Mendonça |
Titulo |
Novas tecnologias educacionais: uma cultura emergente na formação docente |
Orientador(a) |
|
Data |
28/11/2003 |
Resumo |
O objetivo principal desta pesquisa é analisar a incorporação da cultura emergente na formação docente, ou seja, compreender como as novas tecnologias, recentemente difundidas nos meios educacionais, vêm sendo tratadas pelas formações continuadas e incluídas nas práticas pedagógicas. Na delimitação do estudo, procuramos investigar as dificuldades dos professores com a utilização dos novos recursos tecnológicos, considerando-se os fatores internos e externos que possam estar inviabilizando o sucesso da inclusão digital no ambiente escolar da rede pública. Através da pesquisa qualitativa, que teve como base de dados os resultados de um projeto de ação, buscamos entender as interferências que ocorrem na prática docente por meio de observações direcionadas ao desempenho dos professores na utilização dos recursos tecnológicos da sala de informática como instrumentos de desenvolvimento do ensino dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos no projeto de ação originaram-se de declarações dos sujeitos e de observações estabelecidas nos módulos de capacitação e de aplicação dos planos de aulas. Esses resultados convergem para os fatores desestimulantes como: excesso de movimentações dos docentes entre as escolas; ausência de pessoas credenciadas na própria escola capazes de coordenar as novas tecnologias educacionais e proporcionar segurança aos docentes; ausência de capacitações no próprio ambiente escolar e ausência da previsão de tempo da preparação de aulas com os novos recursos tecnológicos na própria carga horária do professor. As informações analisadas pelos aspectos positivos e negativos oferecem espaço para novas investigações dessa natureza. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|