UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marlene Rodrigues
Titulo Formação Docente para inclusão de Estudantes Público Alvo da Educação Especial em Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal de Rondônia
Orientador(a) Profa. Dra. MARIA JULIA CANAZZA DALL ACQUA
Data 26/07/2018
Resumo RESUMO
A importância de refletir sobre a prática docente universitária junto aos Estudantes Público
Alvo da Educação Especial (EPAEE) caminha paralelamente com a urgência de formar
professores para atender essa demanda na Educação Básica, pois a presença desses estudantes
na Educação Superior já é uma realidade, embora o atendimento educacional às suas
necessidades específicas ainda seja limitado, dadas as questões da acessibilidade pedagógica e
atitudinal e às dificuldades dos docentes para produzir os conhecimentos importantes às
mudanças que se fazem necessárias, segundo a premissa sobre a qual funda-se a presente
investigação. Diante da realidade da inclusão dos mencionados estudantes com deficiências é
possível pensar que não basta trazer modelos prontos para professores, mas sim, que é preciso
encorajá-los a refletir sobre como pensam, como agem e como ensinam no contexto da inclusão.
Assim sendo, nesse estudo parte-se das seguintes indagações: ao desenvolver suas aulas, os
docentes das áreas pedagógicas que atuam nos cursos de Licenciatura da UNIR alicerçam sua
prática pedagógica por meio de ações que remetem à acessibilidade atitudinal e pedagógica? O
conteúdo abordado sobre a aprendizagem e o ensino de pessoas com deficiência está em
consonância com as ações didático-pedagógicas diante do acadêmico com deficiência? Para
responder a essas questões estabeleceram-se, como objetivos desta pesquisa, identificar os
aspectos da acessibilidade pedagógica e atitudinal nas ações de ensino destinadas à formação
de professores para atuar junto aos EPAEE nos cursos de licenciaturas sob duas perspectivas:
da organização curricular a partir do estudo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de
Licenciaturas (PPCs), bem como pela análise dos conhecimentos, experiências por meio de
reflexões sobre a prática dos docentes que atuam com as disciplinas pedagógicas nos cursos. A
pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada a partir de pesquisa documental, teve como objeto
de estudo os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas (PPCs), bem como, por meio
da pesquisa do tipo grupo focal como um caminho metodológico que coloca os participantes
em contato com conceitos, sentimentos, atitudes, crenças, experiências e reações frente a
determinada situação vivenciada ou experimentada pelos sete participantes, ou seja, seis
professores das áreas pedagógicas e um professor de Libras que atuam nos referidos cursos. A
premissa que embasa essa pesquisa é que a reflexão sobre as práticas e experiências
pedagógicas executadas ao longo da vida profissional junto aos EPAEE provoca nos
professores um repensar sobre seus conceitos e ações didáticas diante da inclusão nas
licenciaturas e, auxilia no processo de identificação e revisão sobre acessibilidade pedagógica
e atitudinal, nas perspectivas da organização curricular e da prática docente junto aos cursos.
Os resultados apresentados mostram que a realidade dos cursos de licenciaturas estudados, nos
aspectos do currículo, revelam ausência de disciplinas, conteúdos, práticas pedagógicas e
atividades de estágios que contribuam para a formação de professores para o atendimento do
EPAEE e as reflexões dos docentes sobre as práticas junto aos mesmos se mostraram
necessárias, pois foi possível identificar problemas conceituais e metodológicos que dificultam
o desenvolvimento de ações que remetem à acessibilidade pedagógica e atitudinal e que foram
ao longo das sessões sendo trabalhadas revelando no grupo novas possibilidades de ser um
professor aberto às mudanças necessárias à inclusão.
Palavras-chave: Educação Superior. Inclusão de Estudantes Público Alvo da Educação
Especial. Grupo Focal.
ABSTRACT
The importance of reflecting on the academic teaching practice with the Students that are Target
Public of Special Education (EPAEE, in Portuguese) goes along with the urgent need of teacher
formation in order to attend this need in the Fundamental Education. The presence of these
students in High Education is a reality today though educational support for their specific needs
is still limited taking into consideration questions of pedagogical and behavioral accessibility
and teachers’ challenges to produce important knowledge facing the necessary changes,
according to the premises on what this research is based. In the face of the inclusion reality of
the above mentioned disabled students, it is possible to think that providing finished models to
teachers is not enough. It is necessary to encourage them to reflect on how they think, act and
teach in the context of inclusion. Therefore, this study is based on the following questions: when
conducting their classes, do teachers of pedagogical areas who work in graduation courses for
the formation of teachers (known as “Licenciaturas”, in Brazil), at UNIR, base the pedagogical
practices on actions that are related to behavioral and pedagogical accessibility? Is the
approached content on learning and teaching of disabled people in consonance with didacticpedagogical
actions towards the disabled student? In order to answer these questions, we
established, as objectives of this research, to identify the aspects of behavioral and pedagogical
accessibility in the actions of teaching destined to the formation of teachers to work with
EPAEE in the “Licenciatura” courses under two perspectives: the curricular organization by
the study of Pedagogical Projects of the “Licenciatura” Courses (PPCs, in Portuguese), as well
as by the analysis of knowledge, experiences through the reflections on the practices of the
teachers that work with pedagogical subjects in the courses. The research, of qualitative aspect,
was conducted from desk research and had as its study object the Pedagogical Projects of the
“Licenciatura” Courses (PPCs), as well as through the research of the focus group type as a
methodological way that puts the participants in contact with concepts, feelings, attitudes,
beliefs, experiences and reactions in the face of a determined experienced situation by one of
the participants, that is, the teachers of pedagogical areas and a teacher of Libras (Brazilian Sign
Language) that act the referred courses. The premise on which this research is based on is that
the reflection on the pedagogical practices and experiences conducted along the professional
life with the EPAEE leads teachers to rethink their concepts and didactic actions of inclusion
in the “Licenciatura” courses and helps in the process of identification and revision of
pedagogical and behavioral accessibility, in the perspectives of curricular organization and
teacher practice in the courses. The results presented show that the reality of the “Licenciatura”
Courses studied, in the curricular aspects, reveal lack of subjects, contents, pedagogical
practices and internship activities that contribute to the formation of teachers for the attendance
of the EPAEE. The reflections of teachers on their practices proved to be necessary, since it
was possible to identify conceptual and methodological problems that inhibit the development
of actions that are related to pedagogical and behavioral accessibility and that were, along the
sessions, revealing in the group new possibilities of how to be a teacher open to the changes
necessary to inclusion.
Keywords: High Education. Inclusion of Students Target Public of Special Education. Focus
Group.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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