UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Angelica Savian Yacovenco
Titulo As concepções pedagógicas que configuram a prática docente de professoras alfabetizadoras no 1º ano escolar
Orientador(a)
Data 27/08/2003
Resumo Identificar e analisar algumas concepções manifestas pelas professoras alfabetizadoras que configuram suas práticas no trabalho com a alfabetização no 1º ano escolar, é aprofundado nesse estudo com o objetivo de conhecer o que estaria acontecendo no 1º ano do Ciclo I, pois é possível supor que crianças estão chegando ao final do referido ano sem a aquisição das habilidades básicas da leitura e da escrita. Dados foram coletados por meio de documentos, questionários, e análise de entrevistas coletiva e individuais, registros dos cadernos de alunos, tendo como sujeitos, professoras alfabetizadoras do 1º ano do Ciclo I. Tais dados foram agrupados em três chaves de análise: a) a função da escola e a função docente; b) as concepções manifestas sobre alfabetização e formas de conduzir o processo; c) as concepções relacionadas ao fazer docente: erro/correção, aluno e conteúdo escolar. Ao analisar as referidas chaves, foi possível comprovar a hipótese ao se verificar que as professoras revelam uma concepção de alfabetização mais ampliada ao estenderem para os anos seguintes a responsabilidade por tal processo, ao mesmo tempo, ao ampliarem tal visão, simplificam o trabalho com a alfabetização no 1º ano escolar, reduzindo o grau de exigência com relação à alfabetização dos alunos, o que implica aceitar como alfabetizado, o aluno que apresenta rudimentos de leitura e de escrita.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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