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Aluno(a) |
Siumara da Silveira Melo Quintella |
Titulo |
O conceito de formação em Goethe e Rousseau e sua apropriação no Brasil a partir dos anos 1930 |
Orientador(a) |
Prof. Dr. LUIZ ANTONIO CALMON NABUCO LASTÓRIA |
Data |
14/08/2018 |
Resumo |
RESUMO
Este estudo tem como objeto o conceito de Formação em Goethe e Rousseau, e sua
apropriação no Brasil a partir dos anos 1930. O percurso se constituiu em torno de quatro
questões dispostas em duas partes: a primeira, permeada pelas indagações do que vem a ser, a
ideia de formação (Bildung), gestada no espírito do Iluminismo europeu do século XVIII, e as
ressonâncias românticas germânicas e francesas dessa ideia tendo em vista a construção do
ideário estético do Romantismo. A segunda parte do trabalho está reservada ao estudo de
como se deu a inserção desse conceito na história socioeducacional brasileira, verificada por
meio do exame dos Manuais de Ensino referentes ao período compreendido entre as décadas
de 1930 a 1970, período assentado no Movimento Escolanovista. Para tanto, empreendemos
uma análise de fragmentos dos Manuais de Ensino a fim de extrair deles os elementos centrais
para a compreensão das ideias de formação presentes no pensamento educacional brasileiro, e
os modos pelos quais esses textos integraram o mercado editorial à época. Na tentativa de
lançarmos luz sobre os resultados apresentados servirmo-nos dos conceitos de semiformação
e de indústria cultural, tal como figuram nos escritos de T. W. Adorno. Diante do exposto,
confirmou-se a tese de que o conceito de formação, conforme o modelo de construção desse
conceito em Goethe e Rousseau, não corresponde ao conceito de formação veiculado nos
manuais de ensino, conceito este transfigurado, vulgarizado, e, sobretudo, enfraquecido
provocando prejuízos, no decorrer de décadas, ao processo educacional vigente no país.
Palavras-chave: Formação, Semiformação, Industria Cultural, Escolanovismo, Manuais de
Ensino.
ABSTRACT
The course was based on four questions willing in to two parts: the first, permeated by
inquiries of what is to come, the idea of formation (Bildung), gestated in the spirit of the
European Enlightenment of the eighteenth century, and Germanic romantic resonances and of
this idea in view of the construction of the aesthetic ideology of Romanticism. The second
part of the study is reserved to the study of how this concept was inserted into Brazilian socioeducational
history, verified through the examination of Teaching Manuals referring to the
period between 1930 and 1970, period seated in the Escolanovista Movement. Therefore,we
undertake an analysis of fragments of the Teaching Manuals in order to extract from them the
central elements for understanding the formation ideas present in Brazilian educational
thought, and the ways in which these texts integrated the publishing market at the time.In an
attempt to shed light on the results presented, to serve us the concepts of semiformation and
cultural industry, as they appear in the writings of T. W. Adorno. Given the above, the thesis
was confirmed that the concept of formation, according to the model of construction of this
concept in Goethe and Rousseau, does not correspond to the concept of formation in Teaching
Manuals a concept that is transfigured, vulgarized and, above all, weakened, provoking
damages over the decades to the educational process in force in the country.
Keywords: Formation, Semiformation, Cultural Industry, Escolanovismo, Teaching Manuals. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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