UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Mariana de Cassia Assumpção
Titulo Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica
Orientador(a) Prof. Dr. NEWTON DUARTE
Data 18/06/2018
Resumo Resumo
O objetivo desta tese foi buscar, nos estudos estéticos de György Lukács, contribuições para
entender como a arte contribui no processo de formação da individualidade para-si. Desse
modo, mostramos como o ensino de arte, fundamentado na pedagogia histórico-crítica, caminha
na mesma direção dos estudos lukacsianos quando se afirma o caráter educativo das
objetivações artísticas em evocar os sentimentos humanos mais genuínos reunindo, assim, os
pressupostos básicos para desenvolver a individualidade para-si. Este foi um trabalho teórico
fundado no método histórico-dialético, que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica
considerando como fonte principal a produção dos principais autores da pedagogia históricocrítica
e os estudos de Lukács sobre a estética. Concluímos o estudo confirmando nossa hipótese
inicial de que os estudos estéticos de Lukács apresentam importantes contribuições para a
compreensão do caráter formativo da arte, constituindo-se em um importante aporte para
propostas sobre o ensino de arte nas escolas na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.
Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica. Estética. Individualidade para-si. Educação
escolar.
Abstract
The aim of this thesis was to seek, in the aesthetic studies of György Lukács, contributions to
understand how art contributes in the process of education and development of individuality
for itself. In this way, we show how art education, grounded in historical-critical pedagogy,
moves in the same direction as Lukács studies when it affirms the educational character of
artistic objectivations in evoking the most genuine human feelings, thus gathering the basic
assumptions to develop the individuality for itself. This was a theoretical work founded on the
historical-dialectical method, which used the technique of bibliographical research considering
as main source the production of the main authors of historical-critical pedagogy and Lukács
studies on aesthetics. We conclude the study by confirming our initial hypothesis that Lukács
aesthetic studies have important contributions to the understanding of the humanizing character
of art, constituting an important contribution to proposals on the teaching of art in schools in
the perspective of historical-critical pedagogy.
Keywords: Historical-critical pedagogy. Aesthetics. Individuality for itself. Schooling.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara