|
|
Aluno(a) |
Fernanda Oliveira Brigatto |
Titulo |
A intervenção pedagógica no jogo de papéis em contexto escolar: estudo teórico-prático à luz da psicologia históricocultural e pedagogia histórico-crítica |
Orientador(a) |
Profa. Dra. JULIANA CAMPREGHER PASQUALINI |
Data |
21/06/2018 |
Resumo |
RESUMO
A presente pesquisa versa sobre o problema da intervenção intencional do professor de
educação infantil na brincadeira de papéis de crianças em idade pré-escolar
(aproximadamente 3-6 anos) e tem por objetivo central explorar possibilidades de intervenção
na atividade de brincadeira protagonizada infantil de natureza direta e indireta, ou seja, no
desenrolar do enredo lúdico propriamente dito e mediante ações educativas encadeadas que
ampliem o círculo de contatos da criança com a prática social. Para que a brincadeira
protagonizada se efetive como atividade que engendra novas formações psíquicas é preciso
que ela se complexifique em forma e conteúdo, o que não ocorre natural e espontaneamente,
mas depende de mediações educativas. Sendo assim, por meio de um estudo teórico e uma
pesquisa empírica, buscamos as respostas para as seguintes questões: Quais são as mediações
educativas necessárias para que isso ocorra? De que maneira o professor pode intervir na
brincadeira de papéis para promover o desenvolvimento da criança? Dessa forma, revelam-se
de extrema importância as pesquisas voltadas ao trabalho pedagógico na educação infantil, de
modo que contribuam para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem infantil no
contexto da brincadeira de papéis a partir da mediação do professor, como condição para o
planejamento das atividades a serem desenvolvidas com as crianças. Considerando essa
problemática, delimitamos como objeto de investigação nessa pesquisa a relação entre ação
educativa na escola de educação infantil e o desenvolvimento da atividade de brincadeira de
papéis. Com efeito, buscamos com essa pesquisa oferecer caminhos possíveis de intervenção
pedagógica nas brincadeiras de papéis em situação escolar. O modelo de intervenção
explorado no presente trabalho não é pensado como único caminho possível e, sim, uma
oportunidade de trazer a temática à baila e propor futuras discussões. Acreditamos que o
experimento formativo realizado atendeu à principal atribuição da educação escolar que é
promover situações de ensino para que as crianças passem a estabelecer relações com a
realidade, ao mesmo tempo em que elucidou possibilidades de intervenção direta e indireta na
brincadeira infantil.
Palavras-chave: Brincadeira de papéis. Educação infantil. Intervenção pedagógica.
ABSTRACT
The present research deals with the problem of the intentional intervention of the preschool
teacher in the role play of children of preschool age (about 3-6 years) and has the main
objective to explore possibilities of intervention in the play activity carried out in childhood of
direct and indirect nature, that is, in the development of the ludic plot itself and through linked
educational actions that broaden the circle of contacts of the child with social practice. In
order for the play to be effective as an activity that engenders new psychic formations, it must
be complexed in form and content, which does not occur naturally and spontaneously, but
depends on educational mediations. Therefore, through a theoretical study and an empirical
research we aim to answer what are the educational mediations necessary for this to occur?
How can the teacher intervene in role playing to promote the development of the child? Thus,
it is important to carry out research aimed at the pedagogical work in children's education that
contribute to understand how development and the child's learning happens in the context of
the role play from the teacher's mediation, as a condition for the planning of the activities to
be developed with children. Considering this problematic, we delimit with object of
investigation in this research the relation between educative action in the school of infantile
education and the development of the activity of play of papers. In fact, we seek with this
research to offer possible paths of pedagogical intervention in the role play in school situation.
The intervention model explored in the present work is not thought as the only possible way,
but rather an opportunity to bring the theme to the dance and to propose future discussions.
We believe that the training experiment accomplished the main attribution of school
education that is to promote teaching situations so that children begin to establish
relationships with reality, while at the same time elucidating possibilities of direct and indirect
intervention in children's play.
Keywords: The role play. Child education. Pedagogical intervention. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|