UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Márcia Duarte
Titulo Síndrome de Down: um estudo sobre inclusão escolar na rede pública do ensino fundamental na cidade de Araraquara/SP
Orientador(a)
Data 29/04/2003
Resumo Os debates a respeito das práticas educacionais segrecionistas, foi na década passada, tomando novos impulsos apoiados em leis e decretos que visavam assegurar a todos, o direito à educação no ensino regular, incluindo aqueles que apresentam deficiências. Esse novo paradigma veio requerer mudanças fundamentais na educação, devendo as escolas estar adaptadas às necessidades de seus alunos. Portanto, o objetivo dessa pesquisa, foi de fazer um mapeamento da situação geral das pessoas com síndrome de Down nas escolas da rede pública do ensino regular da cidade de Araraquara/SP, investigar a visão de seus professores em relação à inclusão e aprendizagem escolar dos mesmos e investigar ainda o número de alunos com essa síndrome que se encontram no sistema especial de ensino. Esse estudo constou-se de duas etapas. Na primeira, buscou-se levantar o número de alunos com síndrome de Down matriculados na rede regular do ensino fundamental- ciclo I ( 1ª à 4ª série) e também no sistema especial de ensino. Nessa etapa da coleta de dados, foi encontrada uma única aluna com essa síndrome incluída no ensino regular. Os dados dessa etapa, definiram a segunda parte do estudo, objetivando portanto, analisar como está se dando a inclusão escolar dessa aluna. Esse estudo caracterizou-se por uma abordagem de cunho qualitativo, optando-se pelo estudo de caso. Para isso, procurou-se conhecer a história de vida da aluna, com base em entrevista e questionário com o pai e a professora. Os resultados mostraram que das 24 escolas de ensino fundamental ciclo I da rede pública de Araraquara, apenas uma escola da rede Estadual possue um aluno com síndrome de Down incluído, apontando uma grande defasagem idade/série. Os resultados indicaram a necessidade de um amplo debate a respeito das propostas de atendimento educacional inclusivo direcionada aos alunos com síndrome de Down.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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