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Aluno(a) |
Luciana Rueda Souza Sborowski |
Titulo |
Marcas de oralidade nas produções textuais dos alunos das séries iniciais |
Orientador(a) |
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Data |
17/12/2003 |
Resumo |
O homem é tipicamente um ser que fala e não um ser que escreve. Em razão da fala ser uma atividade mais predominante do que a escrita no cotidiano da maioria das pessoas, no processo de aquisição da escrita, é comum encontrarmos marcas dessa oralidade nas produções escritas. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as marcas de oralidade nos textos produzidos pelos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, caracterizar as modalidades oral e escrita da linguagem e ainda verificar se houve progressão na produção escrita dos alunos, ao longo das quatro séries, principalmente no que se refere à diminuição das marcas de oralidade. Foi realizada uma análise da perspectiva qualitativa, utilizando alguns gráficos e tabelas para melhor compreensão dos dados, podendo ser considerado um estudo diagnóstico no sentido de oferecer um quadro geral desse tipo de interferência apontada. Foram entrevistadas, individualmente, quatro professoras, da 1ª à 4ª série de uma escola municipal de Araraquara (SP); foram analisadas 94 produções de textos dos alunos dessas séries. Os resultados mostraram que não estão claras para as professoras as características da língua falada e da língua escrita, resultando daí, provavelmente, alguns equívocos na prática pedagógica em relação ao trabalho com os erros dos alunos atribuídos à interferência da modalidade oral na modalidade escrita. Embora tenha sido observada uma progressão na diminuição das marcas da oralidade nos textos escritos pelos alunos ao longo das séries iniciais, essa progressão ocorreu apenas no nível lexical e em algumas categorias do nível morfossintático, não sendo observada no nível textual, indicando a necessidade de um trabalho pedagógico mais específico nesse nível. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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