UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Patricia Celis Murillio
Titulo A criança com paralisia cerebral e os instrumentos mediadores da escrita: uma perspectiva histórico-cultural
Orientador(a) Prof. Dr. FRANCISCO JOSE CARVALHO MAZZEU
Data 10/05/2018
Resumo RESUMO

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a apropriação da escrita pela criança com paralisia cerebral (PC), a partir de uma abordagem Histórico-Cultural, destacando sua essência dialética e seu lugar na compreensão do desenvolvimento desta criança. Uma das exigências fundamentais do método dialético é abarcar o fenômeno no seu movimento histórico e em todas as suas fases e mudanças, bem como nas suas múltiplas determinações. As categorias dialéticas de historicidade e totalidade estão, portanto, dirigindo a reflexão sobre o fenômeno da aquisição da língua escrita no intuito de revelar a sua essência para além da descrição empírica. Com esta base teórico-metodológica a pesquisa partiu do pressuposto de que o desenvolvimento da criança atípica não acontece exatamente como o desenvolvimento da criança típica, dando origem a um processo de ensino e aprendizagem peculiar, cuja natureza é Histórico-Cultural. Os estudos realizados apontam que o problema da aquisição da língua escrita pela criança, com paralisia cerebral, não pode ser reduzido aos determinantes biológicos do plano do desenvolvimento psicomotor, tal como o problema vem sendo visto pelas ciências naturais, mas está situado no plano do mundo simbólico da cultura. Dessa forma, os limites deste processo estão definidos pela capacidade da sociedade, num dado momento histórico, de encontrar meios e instrumentos adequados para mediar à cultura letrada.
Palavras chaves: Paralisia Cerebral, Escrita, Teoria Histórico-Cultural

ABSTRACT:

The main goal with this work is to discuss the writing appropriation by the child with cerebral palsy (PC), from a historical-cultural approach, highlighting its dialectical essence and its place within the development of this child. One of the basic demands of the dialectical method is understand the phenomenon in its historical movement and in all its phases and changes as well as their multiple determinations. Dialectical categories of historicity and totality are driving the reflection on the writing acquisition phenomenon in order to reveal its essence beyond empirical description. With this theoretical and methodological basis, the project assumed that the development of atypical child does not happen exactly as the development of the typical child, giving rise to a process of teaching and learning peculiar, whose nature is historical and cultural. The research suggest that the problem of written language acquisition by children with cerebral palsy is not reduced to its biological determinants at psychomotor level, as the problem has been seen by the natural sciences until now, but is located at the level of symbolic world of culture. Thus, the limits of this process are defined by the ability of society, in each historical moment, to find appropriate means to convey literacy.
Key-Words: Cerebral Palsy, Written Language, Historical Cultural Theory.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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