|
|
Aluno(a) |
Geraldo Sabino Ricardo Filho |
Titulo |
A boa escola no discurso da mídia: um exame das representações sobre educação na revista Veja (1995-2001) |
Orientador(a) |
|
Data |
25/09/2003 |
Resumo |
Essa dissertação apresenta os resultados das maneiras como a revista Veja trata da educação. O crescimento da indústria cultural e um processo de escolarização de massa, ainda que desigual, vêm provocando uma mudança substancial nas formas de circulação e de recepção das informações, produzindo novos mecanismos de apropriação dessa cultura da mídia. O estudo dessa revista de informação geral permitiu entender como são elaboradas e/ou difundidas representações sobre a escola e sobre a educação por meio de um discurso jornalístico e de que forma as fronteiras do campo educacional são ampliadas mediante a movimentação de atores que, oriundos do campo universitário, desenvolveram estratégias de legitimidade também no campo jornalístico. Assim, a categoria denominada de rede de legitimidade, ao estender suas ramificações para vários campos, ajudou a perceber que o discurso na imprensa é parte de estratégias utilizadas por intelectuais para conquistar liderança no campo educacional. Desse modo, pôde-se observar que o discurso sobre a boa escola na revista Veja é parte de uma disputa muito mais ampla, definindo que nessa luta se enfrentaram, de um lado, atores com uma concepção estreita do campo, enquanto outros, mormente aqueles ligados à rede, procuraram ampliá-lo. Essa luta, portanto, tem o objetivo de saber quem tem o poder de definir a prescrição da boa escola no campo educacional, o que implica definir e redefinir a cada momento as suas fronteiras. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|