|
|
Aluno(a) |
Fabiana Cristina de Souza |
Titulo |
Meninos e meninas na escola: um encontro possível? |
Orientador(a) |
|
Data |
17/02/2003 |
Resumo |
Este trabalho teve como objetivo principal identificar as concepções e relações de gênero entre as crianças e entre as crianças e a professora. Parte do princípio de que o gênero é um produto social, aprendido, representado, institucionalizado e transmitido ao longo das gerações e uma categoria teórica que se refere a um conjunto de significados e símbolos construídos sobre a base da diferença sexual e que são utilizadas na compreensão das relações entre homens e mulheres. Foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória em uma escola de educação infantil e acompanhadas as atividades pedagógicas de uma professora da pré-escola e sua respectiva turma de alunos, sendo registrados exemplos de situações isoladas que aconteceram e que mostravam as relações de gênero. Também foram realizadas entrevistas com a professora sobre suas concepções e expectativas acerca das relações de gênero. Identificamos a escola infantil como um espaço privilegiado para conhecer-se as relações de gênero e que esta tem sido o local de uma prática feminina, derivada do processo de feminização do magistério. Os resultados apontam para o fato de que os estereótipos culturalmente criados para os dois gêneros estão presentes na fala e ações da professora e contribuem para uma socialização de meninos e meninas. Verificamos ainda a existência de posições que indicam muito mais as diferenças do que a igualdade que se estabelece cotidianamente entre os sexos. Nessa perspectiva, a professora, ao exercer sua prática docente, não tem consciência quanto às relações de gênero que se estabelece no espaço escolar, o que não se explica como um fato exclusivamente da escola, mas converte-se em um fato social. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|