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			| Aluno(a) | 
			Darwin Ianuskiewtz | 
		 
		
			| Titulo | 
			Manifestação dos professores de educação física do ensino fundamental sobre os parâmetros curriculares nacionais | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			24/02/2003 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Este trabalho busca analisar a manifestação de professores de Educação Física do Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais  PCN, identificando os fatores impeditivos ou facilitadores para a sua utilização nas escolas da rede pública estadual.Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante, na qual as informações foram recolhidas por meio das manifestações de doze professores selecionados para participarem de um mini - curso sobre os PCNs, ministrado pelo pesquisador e pelo orientador desta pesquisa. É objetivo deste estudo mostrar as relações entre a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais apresentada nos documentos oficiais e o desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar, representado pelas dimensões administrativa, pedagógica e profissional.Os resultados obtidos levam a constatação de que a proposta dos PCNs como política pública para a Educação Física Fundamental faz parte das atividades escolares, embora seja dificultada por fatores administrativos, pedagógicos e profissionais que impedem o seu uso completo.Como conclusão, os pesquisadores sugerem que nos processos de implantação de projetos de políticas públicas para a educação seja observado o perfil dos professores, considerando as características histórico-pedagógicas de sua formação e, também, que haja capacitação deles para  uma melhor compreensão dos projetos e para uma possível adesão a eles em bases mais realistas e críticas. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
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