UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Darlan Marcelo Delgado
Titulo A educação profissional na nova LDB e no contexto pós-fordista: o técnico versus o universitário
Orientador(a)
Data 04/02/2003
Resumo A proposta da pesquisa foi abordar a Educação Profissional de Nível Técnico após a implementação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e dos posteriores instrumentos legais, que conjuntamente, remodelaram esta modalidade de educação. O objetivo principal foi estudar o perfil profissional do trabalhador de nível técnico egresso da Educação Profissional após as mudanças propostas pelo Ministério da Educação, através dos textos legais, e a possibilidade do mesmo estar competindo por ocupações, no mercado de trabalho, com os profissionais de formação em Nível Superior. O fator motivador desta hipotética situação são os discursos advindos de pesquisas sobre a influência do paradigma pós-fordista, também nomeado de padrão flexível de produção, sobre as exigências de perfil profissional no contexto do novo cenário mundial e brasileiro de difusão e implementação de reestruturações tecnológicas, produtivas e das relações de trabalho, típicas deste novo paradigma. Sendo assim, as exigências sobre as competências e habilidades necessárias ao Técnico de Nível médio passam a ser muito semelhantes às realizadas, antes, somente aos egressos do Nível Superior. Evidenciou-se que o campo educacional, historicamente, esteve atrelado aos anseios da economia, e portanto, sob a influência dos paradigmas fordista, ao longo de praticamente todo o século XX e, recentemente, do padrão flexível de produção. A pesquisa está baseada em uma análise qualitativa da bibliografia, tanto dos paradigmas mencionados, como da história da Educação Profissional. Conjuntamente, realizou-se duas entrevistas com consultores de recursos humanos e uma com o coordenador pedagógico do SENAI, em Ribeirão Preto (SP), região de escopo da pesquisa, com o intuito de fornecer os subsídios necessários para a análise do tema proposto, ou seja, a verificação das mudanças na Educação Profissional e nas empresas, nesta região.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara