|
|
Aluno(a) |
Jennifer Aline Zanela |
Titulo |
Concepção do desenvolvimento humano em pedagogias do consenso na Educação Física: uma análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural |
Orientador(a) |
Juliana Campregher Pasqualini |
Data |
28/02/2018 |
Resumo |
RESUMO
A presente pesquisa foi realizada a partir da análise teórica da concepção de desenvolvimento humano em pedagogias do consenso na Educação Física Escolar. Do ponto de vista teórico-metodológico, utilizou-se a Psicologia Histórico-Cultura principalmente na produção de Lev Semyonovich Vigotski para verificar em cinco abordagens pedagógicas (Aptidão Física/Saúde Renovada, Humanista, Psicomotricidade, Desenvolvimentismo, Construtivismo/Interacionismo) três eixos fundamentais: as forças motrizes do desenvolvimento; a relação entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento e o projeto de formação humana. A partir da compreensão de que a concepção de desenvolvimento humano pode ser identificada explicita ou implicitamente na materialização pedagógica, colocar a concepção de desenvolvimento humano em prioridade implica em analisar as incursões e apropriações da Educação Física Escolar no campo da Psicologia. Como resultado, observamos que as sistematizações em meados da década de 1980 das pedagogias do consenso na Educação Física Escolar serviram, em certa medida, para superar a concepção técnico-biológico e esportivista, mas, no que concerne a concepção de desenvolvimento humano, às aproximações pedagógicas e o projeto de formação humana, reproduz-se a primazia aos aspectos biológicos, na compreensão do indivíduo a partir da maturação orgânica e na individualização das relações coletivas pela manutenção da ordem social vigente.
Palavras–chave: Concepção de desenvolvimento humano; Pedagogias do consenso na Educação Física Escolar; Psicologia Histórico-Cultural.
ABSTRACT
The present research was carried out from the theoretical analysis of the conception of human development in pedagogies of the consensus in Physical Education. From the theoretical-methodological point of view, it was used the History-Culture Psychology mainly in the production of Lev Semyonovich Vygotsky to verify in five pedagogical approaches (Physical Aptitude/Renewed Health, Humanist, Psychomotricity, Developmentalism, Constructivism/ Interactionism) three fundamental axes: the driving forces of development; the relation between teaching, learning and development and the human formation project. From the understanding that the conception of human development can be explicitly or implicitly identified in the pedagogical materialization, placing the conception of human development in priority implies in analyzing the incursions and appropriations of Physical Education in the area of Psychology. As a result, we observed that the systematizations in the mid-1980s of consensus pedagogies in Physical Education served to a certain extent to overcome the technical-biological and sportivist conception, but, as far as the conception of human development is concerned, approximations pedagogical and the human formation project, the primacy of biological aspects is reproduced, in the understanding of the individual from the organic maturation and in the individualization of the collective relations by the maintenance of the current social order.
Keywords: Conception of human development; Pedagogies of consensus in Physical Education; Historical-Cultural Psychology. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|