UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Cristiane Rodrigues da Silva
Titulo A construção do currículo da educação infantil nas décadas de 1980 e 1990
Orientador(a)
Data 21/02/2003
Resumo A presente pesquisa teve o propósito de reconstituir o processo de construção do currículo para a educação infantil, nas décadas de 1980 e 1990, visando a compreender como foi se delineando a organização curricular e a ordenação dos conhecimentos para esse nível de atendimento educacional, envolvendo questões como: por que a definição de um currículo aflora na década de 1980 e mobiliza políticas específicas para a área? Como se articula o marco psicológico e o formato curricular? Quais os critérios de seleção dos conteúdos e como se visualiza a organização e o desenvolvimento do currículo para as instituições de educação infantil? Que formato curricular desenhou-se para a educação de crianças de 0 a 6 anos? Para tanto, priorizou-se o estudo e o exame de propostas curriculares/pedagógicas para a educação infantil elaboradas por educadores da área (Assis, 1985, Kramer, 1991, Machado, 1991 e Deheinzelin, 1994), e em âmbito oficial – pelo poder público em nível federal (Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil, 1996 e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998), tendo em vista o currículo prescrito (normas, legislação e as propostas oficiais) e o currículo apresentado aos professores os quais permitem subsidiar a prática pedagógica. Considerou-se a especificidade do currículo para a educação infantil, reconhecendo-o como um processo indissociável da construção de uma identidade para esse nível de atendimento educacional. Porém, conforme Goodson e Gimeno as propostas curriculares/pedagógicas constituem-se em uma forma concreta de visualizar os conteúdos selecionados para a educação escolar, fixando parâmetros para a prática em sala de aula, preenchendo dessa forma a atividade escolar desenvolvida nas instituições educacionais. O estudo realizado possibilitou compreender o processo de configuração do currículo da educação infantil enquanto uma construção social e política, onde vários sujeitos e forças sociais estão em embate priorizando seus objetivos. Dessa forma, pretendeu-se contribuir para os estudos na área da educação infantil, com base na história e na teoria do currículo, em uma análise aprofundada que auxilie tanto os formuladores de políticas quanto os educadores a compreenderem os fundamentos das propostas curriculares/pedagógicas.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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