UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Camila Lourenço Morgado
Titulo Uso de jogos digitais com crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso em uma intervenção pedagógica
Orientador(a) Silvio Henrique Fiscarelli
Data 28/02/2018
Resumo RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a contribuição do uso de objetos de aprendizagem na superação de dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças em processo de alfabetização. O número de participantes que passaram por todas as etapas da pesquisa foi de 4 crianças. Para alcançar o objetivo da pesquisa as crianças frequentavam sessões de 1 hora, nas quais tinham acesso a notebooks equipados com objetos de aprendizagem que ajudavam na superação de suas dificuldades. A avaliação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças e sua evolução até o final da pesquisa, foi realizada por meio de observações e avaliações escritas, baseadas nos níveis de alfabetização apresentados pelos estudos de Emília Ferreiro. O campo de estudo é o CENPE (Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante Moreira Leite”), localizado na UNESP (Universidade Estadual Paulista), câmpus de Araraquara. Os referenciais teórico-metodológico empregados na pesquisa são predominantemente qualitativos, consistindo em um estudo de caso, no qual serão empregadas técnicas de entrevista, observação e registros das atividades dos alunos.

Palavras Chave: Dificuldade de aprendizagem, TIC, Notebook, Objeto de Aprendizagem


ABSTRACT

The use of Information and Communication Technologies (ICT) has been pointed out as a valuable aid tool in the positive performance of students, as well as in the development of reading, writing and calculation. Studies show that the use of ICT has a positive impact on student learning, offering teachers the possibility to present content in different ways and to challenge the student at different levels, working individually or collectively, attending to different learning needs (NORDIC, 2006). The purpose of the study is to investigate the associated use of the notebook with Learning Objects (OA) to improve the learning process of students with learning disabilities in math and literacy. The field of study is CENPE (Center for Research on Childhood and Adolescence "Dante Moreira Leite"), located at UNESP (Paulista State University), Araraquara campus. The theoretical-methodological references used in the research are predominantly qualitative, consisting of a case study, in which interview techniques, observation and records of students' activities will be used.

Keywords: Learning Difficulty, ICT, Notebook, Learning Object
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara