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			| Aluno(a) | 
			Anita Adas Gallo | 
		 
		
			| Titulo | 
			Introdução ao pensamento de Anísio Teixeira: uma perspectiva democrática em educação | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			24/02/2003 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		O propósito deste trabalho trata-se da análise introdutória do pensamento de Anísio Teixeira (1900-1971) e sua inserção no movimento educacional renovador brasileiro desenvolvido durante os anos de 1930 a 1960.As idéias do autor são discutidas com base em cinco artigos, publicados nas décadas de 1930 e 1950 em periódicos do Departamento de Educação do Estado de São Paulo, do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), importantes veículos de expressão da Escola Nova.A dissertação aborda a trajetória de vida do autor e a articulação do movimento educacional renovador brasileiro, destacando a influência da filosofia deweyana no Brasil. São apresentados e discutidos os conceitos mais representativos do pensamento de Anísio Teixeira no campo da educação escolar  como democracia e ciência  no intuito de situá-los diante de suas fontes teóricas.A pesquisa mostra que as idéias do educador brasileiro integram-se à vertente de pensamento educacional  buscando o equilíbrio entre fatores psicológicos e sociais no processo de formação do indivíduo. Seguindo as concepções do filósofo norte-americano John Dewey, Anísio Teixeira busca romper a dicotomia: indivíduo-sociedade, a qual é vista como o principal impedimento para a construção de uma sociedade democrática por meio da escola. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
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