UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Mirela Francelina Medeiros Telles
Titulo Quem ensina na creche? Análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia da UNESP
Orientador(a) Profa. Dra. FABIANA CRISTINA FRIGIERI DE VITTA
Data 20/02/2018
Resumo RESUMO

Estudos sobre trabalho docente mostram como determinadas concepções pedagógicas contribuem ou não para o desenvolvimento da profissionalização dos professores que atuam em creche estabelecendo relações entre a forma de caracterizar o trabalho docente e os conhecimentos que serão utilizados para a formação dos professores. No contexto das políticas neoliberais na educação, a pedagogia das competências e o perfil de professor prático-reflexivo são concepções hegemônicas que se mostram contrárias à profissionalização dos docentes, não sendo propícias para alterar o modelo profissional em que o professor de creche se encontra inserido. No sentido oposto há a proposta de conceber a creche como espaço escolar e a caracterização do papel do professor como aquele que ensina, pautado na perspectiva histórico-cultural. A presente pesquisa objetivou a identificação e análise nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado de SP, de propostas para a formação do professor para atuar na creche, considerando a contribuição para o desenvolvimento da profissionalização desta categoria de docentes. Para tal, foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos dos seis cursos presenciais de Pedagogia na Universidade Estadual Paulista. Para a coleta dos dados de interesse, leu-se os projetos na íntegra e os tópicos que explicitavam a proposta de formação do pedagogo, comuns a todos, foram separados para análise, na qual foram agrupados registros referentes aos eixos temáticos: formação docente, trabalho do professor, profissional, educação infantil, creche, relação educação escolar e sociedade. Estes foram organizados em quadros, tanto pelos temas, como pelos cursos, possibilitando uma compreensão e análise do conteúdo mais aprofundada. Os resultados permitiram identificar como se constituem e se manifestam os significados e sentidos da docência na creche, nas propostas de formação inicial. A falta de consonância entre as propostas dos seis cursos de Pedagogia analisados para o trabalho do professor na creche fica clara. Nas referências explícitas a essa dimensão da Educação Básica, foram usados termos que fornecem indícios que ainda há uma diferenciação no perfil profissional do pedagogo para atuação na creche. As propostas que não fizeram referência parecem mostrar que não há necessidade de diferenciação e especificação por conceber a Educação Infantil como pertencente à Educação Escolar e, assim, a formação profissional seria realizada sob as mesmas bases conceituais e metodológicas. Os dados mostram como ainda são incipientes as propostas de formação inicial para o professor de educação infantil, principalmente considerando as especificidades da creche, já que as concepções pedagógicas subjacentes aos PPPs analisados não contribuem para a profissionalização à medida que não especificam a natureza do trabalho docente relacionado à compreensão da creche como início da escolaridade. Este trabalho agrega elementos para se pensar a formação do professor para atuar na creche ao evidenciar a essência do seu trabalho baseada na atividade do ensino. Esta caracterização é considerada fator que concorre positivamente para sua profissionalização, demarcando sua identidade enquanto trabalho da esfera da educação escolar considerando a especificidade da atuação com as crianças menores de 3 anos.

Palavras-chave: Educação infantil; Creche; Formação do professor; Curso de Pedagogia; profissionalização.


ABSTRACT

Studies on teaching work show how certain pedagogical conceptions contribute or not to the development of the professionalization of the teachers who work in day care establishing relations between the way of characterizing the teaching work and the knowledge that will be used for the formation of the teachers. In the context of neoliberal policies in education, the pedagogy of competences and the profile of practical-reflective teachers are hegemonic conceptions that are contrary to the professionalization of teachers, and are not conducive to change the professional model in which the day care teacher is inserted. In the opposite direction there is the proposal to conceive day care as a school space and the characterization of the role of the teacher as the one who teaches, based on the historical-cultural perspective. The present research aimed at identifying and analyzing in the Pedagogical Political Projects (PPPs) of the Pedagogy of Public Universities of the State of SP, proposals for teacher training to work in the day care center, considering the contribution to the development of the professionalization of this category of teachers For that, the Pedagogical Political Projects of the six face-to-face courses of Pedagogy at the State University of São Paulo were analyzed. For the collection of data of interest, the projects were read in their entirety and the topics that explained the pedagogical training proposal, common to all, were separated for analysis, in which were grouped records referring to the thematic axes: teacher training, work teacher, professional, early childhood education, day care, school education and society. These were organized into frames, both by themes and courses, enabling an understanding and analysis of the more in-depth content. The results allowed to identify how the meanings and meanings of the teaching in the day care center are constituted and manifested in the proposals of initial formation. The lack of consonance among the proposals of the six courses of Pedagogy analyzed for the work of the teacher in the day care center is clear. In the explicit references to this dimension of Basic Education, terms were used that provide indications that there is still a differentiation in the professional profile of the pedagogue to work in the day care center. The proposals that did not refer to it seem to show that there is no need for differentiation and specification for conceiving Early Childhood Education as belonging to School Education and, thus, vocational training would be carried out under the same conceptual and methodological bases. The data show how the initial training proposals for the kindergarten teacher are still incipient, especially considering the specifics of the day care center, since the pedagogical concepts underlying the PPPs analyzed do not contribute to the professionalization as they do not specify the nature of the teaching work related to the understanding of day care as the beginning of schooling. This work adds elements to think about the formation of the teacher to work in the day care center by highlighting the essence of his work based on teaching activity. This characterization is considered a factor that contributes positively to its professionalization, demarcating its identity as a work of the sphere of school education considering the specificity of the action with children under 3 years.


Palavras-chave: Child education; Nursery; Teacher training; Course of Pedagogy; professionalization.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara