|
|
Aluno(a) |
Andréia da Cunha Malheiros Santana |
Titulo |
Realidade e Ficção: o papel do estágio na formação do educador |
Orientador(a) |
|
Data |
08/07/2003 |
Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo central estudar o estágio supervisionado dentro de um curso de licenciatura, levando em consideração a opinião dos graduandos, dos professores que os recebem na escola pública e dos docentes responsáveis pelo estágio na própria universidade.Estudos mostram o estranhamento do docente iniciante ao enfrentar a realidade da sala de aula, o que foi confirmado pela minha própria experiência como docente na Rede Estadual de Ensino.Uma das causas encontradas para este estranhamento é a falta de preparo prático do professor iniciante, muitos deles nunca estiveram numa sala de aula na posição de educadores.Esta pesquisa de cunho quantitativo-descritivo teve como instrumentos de coleta de dados um questionário semi-estruturado destinado aos alunos do último ano de graduação. Com a professora de prática de ensino foi realizada uma entrevista envolvendo questões relativas ao estágio e a sua posição no curso de Letras. Aos professores da escola pública coube um questionário semi-aberto envolvendo algumas questões alvo da entrevista e outras relativas a recepção dos graduandos na escola onde realizaram o estágio.Com base nas respostas obtidas foi possível concluir que a situação do estágio supervisionado dentro do curso de Letras é complexa, há pouco espaço na grade curricular para a realização do mesmo, a maioria dos alunos não realizou o estágio de regência, nem tampouco percebem com clareza a importância desta etapa na formação docente.É necessário que a licenciatura seja repensada não como um projeto exclusivo da área pedagógica e sim como responsabilidade de todas as disciplinas envolvidas no curso. Formar professores em Letras, ou qualquer outra área do conhecimento, deveria implicar num projeto que envolva todos os docentes da licenciatura. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|