| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Amine Quintas Corrêa | 
		 
		
			| Titulo | 
			Concepções de professores da Educação Infantil acerca do planejamento de ensino: fatores determinantes | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. FABIANA CRISTINA FRIGIERI DE VITTA | 
		 
		
			| Data | 
			20/02/2018 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
A ação de planejar pode ser entendida como essencial ao trabalho do professor, 
articulando elementos que juntos convergem para uma ação educativa intencional a 
partir de condicionantes objetivos e subjetivos. O planejamento de ensino é composto 
por diferentes ações conjuntas, que configuram-se em instrumentos metodológicos do 
trabalho docente, objetivando organizar a atividade pedagógica e compondo o 
procedimento de intervenção na realidade, sem o qual o processo de ensino e 
aprendizagem não se desenvolve. Esta pesquisa investigou as concepções trazidas 
pelos professores acerca de criança, ensino, aprendizagem e função da Educação 
Infantil e suas implicações na constituição do planejamento de ensino. Realizou-se 
com a participação de 38 professores da pré-escola atuantes em diferentes unidades 
de ensino junto a crianças de cinco anos de idade, os quais responderam a um 
questionário com questões abertas. Os dados obtidos foram organizados segundo 
categorias analíticas – conceito de criança, ensino, aprendizagem e função da 
Educação Infantil – e submetidos a análise do conteúdo. Os resultados mostram que 
os participantes conceituam a criança como um ser social em pleno desenvolvimento, 
capaz e ativa neste processo. Acreditam que o aprendizado acontece através da 
mediação e da interação com o outro, assim como a atividade de ensino exerce 
influência decisiva na aprendizagem. Reconhecem a importância das relações 
interpessoais para o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando consciência 
da atuação docente enquanto um privilegiado recurso para promoção do 
desenvolvimento infantil. Em relação à função da Educação Infantil, destacaram o 
cuidar atrelado aos processos educativos e a ênfase no processo de socialização, 
sendo este último conceito contraditório em relação aos demais apontados. 
Consideram o planejamento de ensino como ferramenta de trabalho e não uma 
simples obrigação burocrática, corroborando com as concepções explicitadas. As 
concepções trazidas pelos professores possuem implicação direta na constituição dos 
planos de ensino, à medida que definem o entendimento de como a criança aprende 
e direcionam as mediações a serem realizadas junto aos pequenos. A pesquisa revela 
que as concepções investigadas refletem no planejamento da ação pedagógica, 
demonstrando um processo de ensino planejado, organizado intencionalmente para o 
desenvolvimento de objetivos e conferindo profissionalidade ao trabalho do professor. 
Como consequência deste estudo, espera-se contribuir para a reflexão dos 
professores acerca da atividade de planejar como uma oportunidade de pensar sobre 
os objetivos da ação educativa, considerando-a enquanto método de trabalho na 
atuação docente e parte do processo de avaliação da aprendizagem das crianças. 
Palavras – chave: Educação. Educação Infantil. Pré-Escola. Planejamento de 
Ensino. 
 
ABSTRACT 
The action plan can be understood as essential to the work of professor, articulating 
together elements converge to a pedagogical intentional action from objective and 
subjective conditions. The educational planning consists of different joint actions that 
configure in methodological tools of work, aiming to organize the educational activity 
and composing the procedure of intervention in reality, without which the process of 
teaching and learning develops. This research investigated the concepts brought by 
teachers about child, teaching, learning and function of early childhood education and 
its implications in the educational planning. Was held with the participation of 38 
teachers of preschool operating on different teaching units with children five years of 
age, who responded to a questionnaire with open questions. The data obtained were 
arranged according to analytical categories – concept of child, teaching, learning and 
function of early childhood education – and subjected to content analysis. The results 
show that participants conceptualize the child as a social being in full development, 
capable and active in this process. Believe that learning happens through the 
mediation and interaction with each other, as well as the activity of teaching exercises 
decisive influence on learning. Recognize the importance of interpersonal relationships 
to the teaching and learning process, demonstrating awareness of the teaching 
performance while a privileged resource to promote child development. In relation to 
the role of early childhood education, caregiving to educational processes and trailer 
the emphasis in the process of socialization, the latter being contradictory concept in 
relation to other. Consider the educational planning as a tool of work and not a mere 
bureaucratic requirement, corroborating with concepts explained. The concepts 
brought by teachers have direct implication in the Constitution of the teaching plans, 
as they define the understanding of how the child learns and direct measurements to 
be performed next to small. The survey reveals that the investigated conceptions 
reflected in planning of pedagogical action, demonstrating a teaching process planned, 
organized intentionally for the development of goals and giving professionality to work. 
As a result of this work, it is expected to contribute to the reflection of teachers about 
the activity of planning as an opportunity to think about the goals of the educational 
action, considering it while working method in teaching practice and part of the process 
of evaluation of the learning of children. 
Keywords: Education. Early Childhood Education. Preschool. Educational Planning. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |