UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Amine Quintas Corrêa
Titulo Concepções de professores da Educação Infantil acerca do planejamento de ensino: fatores determinantes
Orientador(a) Profa. Dra. FABIANA CRISTINA FRIGIERI DE VITTA
Data 20/02/2018
Resumo RESUMO
A ação de planejar pode ser entendida como essencial ao trabalho do professor,
articulando elementos que juntos convergem para uma ação educativa intencional a
partir de condicionantes objetivos e subjetivos. O planejamento de ensino é composto
por diferentes ações conjuntas, que configuram-se em instrumentos metodológicos do
trabalho docente, objetivando organizar a atividade pedagógica e compondo o
procedimento de intervenção na realidade, sem o qual o processo de ensino e
aprendizagem não se desenvolve. Esta pesquisa investigou as concepções trazidas
pelos professores acerca de criança, ensino, aprendizagem e função da Educação
Infantil e suas implicações na constituição do planejamento de ensino. Realizou-se
com a participação de 38 professores da pré-escola atuantes em diferentes unidades
de ensino junto a crianças de cinco anos de idade, os quais responderam a um
questionário com questões abertas. Os dados obtidos foram organizados segundo
categorias analíticas – conceito de criança, ensino, aprendizagem e função da
Educação Infantil – e submetidos a análise do conteúdo. Os resultados mostram que
os participantes conceituam a criança como um ser social em pleno desenvolvimento,
capaz e ativa neste processo. Acreditam que o aprendizado acontece através da
mediação e da interação com o outro, assim como a atividade de ensino exerce
influência decisiva na aprendizagem. Reconhecem a importância das relações
interpessoais para o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando consciência
da atuação docente enquanto um privilegiado recurso para promoção do
desenvolvimento infantil. Em relação à função da Educação Infantil, destacaram o
cuidar atrelado aos processos educativos e a ênfase no processo de socialização,
sendo este último conceito contraditório em relação aos demais apontados.
Consideram o planejamento de ensino como ferramenta de trabalho e não uma
simples obrigação burocrática, corroborando com as concepções explicitadas. As
concepções trazidas pelos professores possuem implicação direta na constituição dos
planos de ensino, à medida que definem o entendimento de como a criança aprende
e direcionam as mediações a serem realizadas junto aos pequenos. A pesquisa revela
que as concepções investigadas refletem no planejamento da ação pedagógica,
demonstrando um processo de ensino planejado, organizado intencionalmente para o
desenvolvimento de objetivos e conferindo profissionalidade ao trabalho do professor.
Como consequência deste estudo, espera-se contribuir para a reflexão dos
professores acerca da atividade de planejar como uma oportunidade de pensar sobre
os objetivos da ação educativa, considerando-a enquanto método de trabalho na
atuação docente e parte do processo de avaliação da aprendizagem das crianças.
Palavras – chave: Educação. Educação Infantil. Pré-Escola. Planejamento de
Ensino.

ABSTRACT
The action plan can be understood as essential to the work of professor, articulating
together elements converge to a pedagogical intentional action from objective and
subjective conditions. The educational planning consists of different joint actions that
configure in methodological tools of work, aiming to organize the educational activity
and composing the procedure of intervention in reality, without which the process of
teaching and learning develops. This research investigated the concepts brought by
teachers about child, teaching, learning and function of early childhood education and
its implications in the educational planning. Was held with the participation of 38
teachers of preschool operating on different teaching units with children five years of
age, who responded to a questionnaire with open questions. The data obtained were
arranged according to analytical categories – concept of child, teaching, learning and
function of early childhood education – and subjected to content analysis. The results
show that participants conceptualize the child as a social being in full development,
capable and active in this process. Believe that learning happens through the
mediation and interaction with each other, as well as the activity of teaching exercises
decisive influence on learning. Recognize the importance of interpersonal relationships
to the teaching and learning process, demonstrating awareness of the teaching
performance while a privileged resource to promote child development. In relation to
the role of early childhood education, caregiving to educational processes and trailer
the emphasis in the process of socialization, the latter being contradictory concept in
relation to other. Consider the educational planning as a tool of work and not a mere
bureaucratic requirement, corroborating with concepts explained. The concepts
brought by teachers have direct implication in the Constitution of the teaching plans,
as they define the understanding of how the child learns and direct measurements to
be performed next to small. The survey reveals that the investigated conceptions
reflected in planning of pedagogical action, demonstrating a teaching process planned,
organized intentionally for the development of goals and giving professionality to work.
As a result of this work, it is expected to contribute to the reflection of teachers about
the activity of planning as an opportunity to think about the goals of the educational
action, considering it while working method in teaching practice and part of the process
of evaluation of the learning of children.
Keywords: Education. Early Childhood Education. Preschool. Educational Planning.
Tipo Defesa-Mestrado
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