|
|
Aluno(a) |
Rafael Petta Daud |
Titulo |
(Des)engajamento moral e atuação docente frente ao bullying escolar, |
Orientador(a) |
Profa. Dra. LUCIENE REGINA PAULINO TOGNETTA |
Data |
01/02/2018 |
Resumo |
RESUMO
Atualmente, os casos de bullying – forma de violência específica da relação entre pares – são frequentemente confundidos e desvalorizados pelos docentes, que não sabem como identifica-los e, muito menos, como neles intervir. Deste modo, as explicações que dão a estas situações podem revelar formas de desengajamento moral (BANDURA, 1986, 1991), imbricadas em suas justificativas para não agirem moralmente. Deste modo, este trabalho, um estudo exploratório de natureza quantitativa, apresenta três objetivos: reconhecer as estruturas autorreguladoras que se caracterizam como mecanismos de engajamento ou desengajamento moral frente a situações de bullying, validando para tal um instrumento de larga escala construído especialmente para avaliar os engajamentos ou desengajamentos morais em adultos; comparar os níveis de Desengajamento e Engajamento Moral manifestados a partir das respostas obtidas diante de duas histórias hipotéticas de bullying (uma com o enredo de uma vítima típica e outra com vítima provocadora) por um grupo de professores que tiveram formações sobre o tema da convivência moral na escola e que experimentaram o movimento de implantação das Equipes de Ajuda em suas instituições de ensino (grupo COMFEA) e por outros que não tiveram esta oportunidade (grupo SEMFEA); comparar os resultados encontrados entre professores do Brasil e da Espanha, onde as práticas de implementação dos Sistemas de Ajuda já são consolidadas. 328 professores vinculados a redes de Educação Básica do interior do Estado de São Paulo, selecionados a partir de uma escolha, em parte, aleatória, constituíram a amostra brasileira, e 395 professores espanhóis compõem o grupo para o estudo intercultural. Destes, uma parcela é de professores escolhidos intencionalmente (55 brasileiros e 128 espanhóis), cujo critério de escolha foi terem passado pelo programa de formação de professores destacado. Como resultados principais, nosso instrumento de investigação foi validado tanto para os professores brasileiros e espanhóis, os professores pertencentes ao grupo COMFEA manifestaram respostas moralmente mais evoluídas do que os do SEMFEA tanto no Brasil quanto na Espanha e os professores espanhóis, no geral, manifestaram respostas moralmente mais evoluídas do que os brasileiros.
Palavras chave: Violência escolar; bullying; valores morais; desengajamentos morais; formação de professores.
ABSTRACT
Currently, bullying cases – a form of violence specific to the peer relationship – are often confused and devalued by teachers, who do not know how to identify them, let alone how to intervene in them In this way, the explanations given to these situations may reveal forms of moral disengagement (BANDURA, 1986, 1991), imbricated in their justifications for not acting morally. This work, an exploratory study of a quantitative nature, has three objectives: to recognize self-regulating structures that are characterized as mechanisms of engagement or moral disengagement against bullying situations, validating for this purpose a large scale instrument specially constructed to evaluate the engagements or moral disengagement in adults; to compare the levels of Disengagement and Moral Engagement manifested from the answers obtained from two hypothetical stories of bullying (one with the plot of a typical victim and the other with a provocative victim) by a group of teachers who had formations on the subject of moral coexistence (COMFEA group) and others who did not have this opportunity (SEMFEA group); comparing the results found between teachers from Brazil and Spain, where the practices of the implementation of the Aid Systems are already consolidated. 328 teachers linked to Basic Education networks in the interior of the State of São Paulo, selected from a random choice, constituted the Brazilian sample, and 395 Spanish teachers make up the group for intercultural study. Of these, a portion is of teachers chosen intentionally (55 Brazilians and 128 Spaniards), whose criterion of choice was to have passed the outstanding teacher training program. As main results, our research instrument was validated both for Brazilian and Spanish teachers, teachers belonging to the COMFEA group showed morally more evolved responses than those of the SEMFEA in both Brazil and Spain, and Spanish teachers, in general, expressed responses morally more advanced than the Brazilians.
Keywords: School violence; bullying; moral values; moral disengagement; teacher training.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|