|
|
Aluno(a) |
Tamiris Aparecida Fachinetti |
Titulo |
VISÃO DOCENTE E DE ALUNOS COM DEFICIENCIA SOBRE A INCLUSAO NA EDUCACAO SUPERIOR |
Orientador(a) |
Profa. Dra. RELMA UREL CARBONE CARNEIRO |
Data |
31/01/2018 |
Resumo |
RESUMO
Com a criação de novas instituições e cursos de nível superior, bem como, a implementação
de programas do governo que facilitam o acesso à Educação Superior embora aquém da
demanda, o aumento no número de ingressantes aos cursos de graduação de forma geral
tornou-se significativo. Dados oficiais mostram que mesmo com um salto de matrículas no país
a participação de alunos com deficiência ainda é mínima, porque a evolução das matrículas desse
público nos últimos anos não acompanha a evolução das matrículas dos demais alunos. Tendo
em vista os diversos mecanismos legais criados para garantir não só o caráter democrático da
sociedade, mas a igualdade de direitos e o papel primordial da educação para efetivação do
movimento de inclusão, esse estudo teve como objetivo compreender por meio da visão
docente e dos alunos com deficiência a inclusão educacional na Faculdade de Ciências e
Letras da UNESP- Araraquara. O estudo teve como participantes seis alunos, além de
quarenta e cinco docentes da instituição. Com vistas a alcançar os objetivos propostos no
estudo foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados, uma entrevista
semiestruturada com os alunos e um questionário online com os docentes. Os resultados
sugerem que a instituição não possui uma cultura efetiva de acessibilidade, porque algumas
barreiras foram evidenciadas, como a falta de identificação nos documentos institucionais do
tipo real de deficiência que o aluno possui; ações de suporte que a instituição demora a
oferecer e/ou oferece por meios diferentes do que foi solicitado pelos alunos e a acessibilidade
arquitetônica do campus que não é suficiente para que todos os alunos tenham autonomia. No
entanto, verifica-se que a UNESP tem avançado no processo de inclusão de alunos com
deficiência, porque existem algumas ações por parte da instituição que caminham para uma
universidade inclusiva, como por exemplo, a existência do Laboratório de Acessibilidade e
Desenvolvimento (LAD), os pisos táteis e placas em Braille nas dependências da instituição.
Os resultados ainda revelam que 69,8% dos docentes participantes consideram que não estão
preparados para atuar com os alunos com deficiência, e que os alunos com deficiência se
sentem incluídos na universidade por seus pares e quase que completamente pelos docentes.
Enfim é possível constatar avanços e limites no processo de inclusão da UNESP- Araraquara.
Palavras – chave: Inclusão Educacional; Educação Superior; Alunos com deficiência.
ABASTRACT
With the creation of new higher education institutions and undergraduate courses, as well as
the implementation of the government's programs that ease access to Higher Education
although falling short of demand, the increase in the number of students entering
undergraduate courses in general has become significant. Official data show that even with a
jump in enrollments in the country the participation of students with disabilities is still
minimal, since the evolution of enrollments of this public in recent years does not follow the
evolution of enrollments of other students. Considering the several legal mechanisms created
to guarantee not only the democratic character of society, but also the equality of rights and
the primordial role of education in establishing the inclusion movement, this study aimed to
understand through the vision of professors and students with disabilities the educational
inclusion in the Faculty of Sciences and Letters of UNESP-Araraquara. The study had as
participants six students, in addition to forty five professors of the institution. In order to
reach the proposed objectives in the study, two instruments were used to collect data, a semistructured
interview with the students and an online questionnaire with the professors. The
results suggest that the institution does not have an effective culture of accessibility, because
some barriers were evidenced, such as the lack of identification in the institutional documents
of the real type of deficiency that the student possesses; support actions that the institution
takes too long to offer and / or offers through different means than what was requested by the
students and the architectural accessibility of the campus that is not sufficient for all students
to have autonomy. However, it is verified that UNESP has advanced in the process of
inclusion of students with disabilities, as there are some actions by the institution towards an
inclusive university, such as the existence of the Accessibility and Development Laboratory
(LAD), the tactile floors and plaques in Braille in the premises of the institution. The results
still show that 69.8% of the participating professors consider that they are not prepared to
work with students with disabilities, and that students with disabilities feel included in the
university by their peers and almost completely by the teachers. Finally, it is possible to
observe advances and limits in the process of inclusion of UNESP-Araraquara.
Keywords: Educational Inclusion; Higher Education; Students With Disabilities. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|