UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marilda Gonçalves Dias Facci
Titulo Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da Teoria do Professor Reflexivo, do Construtivismo e da Psicologia Vigotskiana
Orientador(a)
Data 23/06/2003
Resumo Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítico-comparativa entre o a Teoria do Professor Reflexivo, o Construtivismo e a Psicologia Vigotskiana, no que se refere às implicações dessas três teorias para a caracterização do trabalho do professor. O ponto fundamental deste estudo é compreender em que medida há, nessas abordagens, a valorização ou o esvaziamento do trabalho docente. No primeiro capítulo, analisamos alguns pontos apresentados por determinados autores que propõem uma formação reflexiva dos professores, os quais adotam os princípios defendidos por Donald Schön. No segundo capítulo, abordamos o Construtivismo, discutindo seus fundamentos e a forma como o trabalho do professor é concebido nessa tendência. No terceiro capítulo, discutimos aspectos da base marxista da Psicologia Histórico-Cultural, assim como problematizamos certas formulações sobre o trabalho do professor existentes no livro Psicologia Pedagógica escrito por Vigotski. O último capítulo traz como tema central a abordagem vigotskiana sobre a formação dos processos psicológicos superiores e a formação dos conceitos científicos, buscando as implicações dessa abordagem em termos da caracterização do que seja o essencial no trabalho docente, com ênfase na atividade de ensino como mediação entre os conhecimentos científicos organizados na forma de conteúdos escolares e a formação do aluno como um ser social. As análises realizadas indicam que, no referente ao trabalho do professor, há grandes afinidades entre a abordagem Construtivista e a Teoria do Professor Reflexivo. Esta última focaliza a formação do professor e o trabalho desse profissional por meio de um referencial epistemológico muito próximo à epistemologia construtivista. Do ponto de vista pedagógico, essas duas abordagens teóricas apresentam um forte vínculo com as idéias originadas no movimento escolanovista. Por sua vez, a Teoria Vigotskiana aponta para uma concepção que valoriza o trabalho do professor como agente fundamental numa educação escolar comprometida com a apropriação, pelos alunos, das formas mais desenvolvidas do conhecimento histórica e coletivamente produzido pelos seres humanos. As análises desenvolvidas por Vigotski, referentes à “formação dos processos psicológicos superiores” e à “formação dos conceitos”, apóiam-se numa epistemologia materialista, dialética e histórica, bastante distinta dos pressupostos epistemológicos defendidos pelo Construtivismo e pela Teoria do Professor Reflexivo. Essas análises, no interior das quais Vigotski apresenta o famoso conceito de “zona de desenvolvimento próximo”, mostram-se compatíveis com uma Pedagogia que define como tarefa central do professor a transmissão do saber objetivo, de forma a intervir na formação das consciências dos indivíduos que passam pelo processo de escolarização e, conseqüentemente, contribuir para uma prática social que produza a superação da sociedade alienada, ou seja, da sociedade capitalista.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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