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Aluno(a) |
João Henrique Rossler |
Titulo |
Sedução e modismo na educação: processos de alienação na difusão do ideário construtivista |
Orientador(a) |
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Data |
29/05/2003 |
Resumo |
Esta pesquisa trata-se de uma investigação de caráter teórico-bibliográfico que tem como objetivo compreender a difusão entusiasmada do ideário construtivista no Brasil. Em outras palavras, consiste em compreender os processos que determinariam a grande simpatia e ampla adesão que este ideário vem recebendo por parte de uma parcela significativa dos educadores brasileiros, vindo a constituir-se num dos maiores modismos de nossa educação. Está análise foi realizada à luz da teoria do cotidiano da filósofa húngara Agnes Heller, elaborada durante a fase ainda marxista da obra dessa autora. As análises do material bibliográfico apontam para o fato de que o poder de sedução do construtivismo decorreria de sua aproximação ao universo ideológico contemporâneo, isto é, a determinados elementos valorativos e ideológicos fortemente difundidos no cotidiano alienado da sociedade capitalista contemporânea. Defendemos a tese de que o construtivismo reproduziria na forma de um ideário filosófico, psicológico e pedagógico determinados valores, crenças, ideais e aspirações presentes na vida cotidiana dos indivíduos hoje. Por outro lado, a vulnerabilidade destes indivíduos a estes processos de sedução teria por base fatores psicológicos, afetivos e cognitivos, engendrados pela estrutura e funcionamento do psiquismo cotidiano, o qual se estrutura no interior dos processos objetivos e subjetivos de alienação, socialmente determinados. A inserção dos indivíduos na cotidianidade alienada de nossa sociedade atual implica o esvaziamento da individualidade humana, isto é, o empobrecimento intelectual, afetivo e moral dos indivíduos, o que os torna susceptíveis às mais diversas formas de sedução. Assim acreditamos que a adesão ao ideário em causa pode se dar em detrimento de uma reflexão consciente, crítica e consistente, ou seja, pode se dar de forma não crítica, espontânea, superficial, baseada em primeiras impressões e paixões imediatistas, isto é, em motivações particulares, e, portanto, contraditória com os valores apregoados por tal corrente, que tem como um dos seus principais lemas a autonomia intelectual do sujeito. A adesão, por meio da sedução, ao construtivismo ou a qualquer outra teoria, caracteriza uma situação de alienação do educador, de sua formação e de seu trabalho. A superação da sedução como processo dominante de adesão dos educadores aos modismos educacionais não poderá ocorrer sem a luta pela superação do fenômeno caracterizado por Agnes Heller como a expansão da estrutura da vida cotidiana para as esferas não cotidianas da atividade humana. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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