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			| Aluno(a) | 
			Elpidio Novaes Filho | 
		 
		
			| Titulo | 
			Educação, Mídia, Violência e Drogas: a escola já não cumpre o seu papel? | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			26/06/2003 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Esta Tese partiu da busca da compreensão sociológica acerca da intersecção entre escola e mídia, analisando-se as campanhas de prevenção ao uso de drogas dirigidas a crianças e adolescentes em idade escolar. Evidenciando-se o caráter inócuo dessas campanhas, face ao crescimento do consumo e aumento da drogadicção na avaliação dos especialistas em geral, apontou-se para a necessidade de melhor compreender a produção do consumidor de drogas, antes de criticar a maneira como esse consumo é combatido. Deslocando o foco do trabalho para aspectos mais complexos da totalidade na qual se engendra o problema das drogas, partiu-se para a análise das políticas de redução de danos como estratégia educacional viável na compreensão e combate ao problema. Tomou-se como eixo central a escola, vista como locus privilegiado do processo de socialização, levando-se à percepção de que as divulgações fornecidas pela mídia favorecem representações enviesadas acerca do papel da escola  em especial, da escola pública. Considerando-se que os professores, apesar da sua fragilidade diante das forças avassaladoras do sistema, conseguem em grande medida representar o papel de educadores, fez-se notar que a escola já cumpre o seu papel. A negação desta possibilidade foi tomada como produtora de um profundo mal-estar do educador, desqualificado pelas críticas cotidianas e submetido ao esfacelamento de sua auto-estima, objeto de crítica deste trabalho. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
	 
	 
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