UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Kiria Karine Lins Martins Ribeiro
Titulo Referências Significativas na Trajetória Pr´-profissional do Professores: o que revelam as teses e dissertações
Orientador(a)
Data 15/12/2005
Resumo Esta pesquisa investiga os saberes originados na trajetória pré-profissional, procurando analisar quais situações vividas nessa trajetória se constituem referências mais significativas para construção de saberes docentes. Inspirada em Tardif e Raymond (2000) sobre as fontes sociais de aquisição de saberes docentes o estudo constou da análise de 15 pesquisas produzidas nos cursos de pós-graduação em Educação no Brasil, no período de 1999-2004. Dentre os focos identificados, a força das experiências escolares e familiares é revelada, com destaque para: experiências vividas com membros familiares, referência a membros familiares docentes e práticas educativas exercidas pela família, referências à ex-professores e à própria experiência discente. Aparece, com menor freqüência, as referências ao ambiente escolar, à crença religiosa, à prática de ensinar os amigos, à formação artística, às experiências de trabalho anteriores ao exercício do magistério, participação em movimentos estudantis e às brincadeiras infantis de escolinha. Os resultados indicam que mesmo reconhecendo o papel das experiências familiares e sociais, praticamente todas as pesquisas apontam as experiências escolares como as referências mais significativas na construção dos saberes da trajetória pré-profissional, com destaque para a influência dos ex-professores e à própria experiência discente. Também sugerem que a prática pedagógica parece ser o elemento do trabalho docente mais suscetível às influências da vida pré-profissional. A dissertação discute a necessidade de se questionar as idealizações dos professores originadas na trajetória pré-profissional e, sobretudo, de sua problematização nos cursos de formação básica e continuada dos professores.


Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Trabalho docente. Prática pedagógica. Trajetória pré-profissional. Pesquisa educacional.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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