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Aluno(a) |
Clelia Maria Leite de Hollanda |
Titulo |
Da escola para casa e de casa para a escola: exercício de reflexão filosófica, baseado em Agnes Heller, sobre meu processo de formação como indivíduo e como professora |
Orientador(a) |
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Data |
19/09/2003 |
Resumo |
Este trabalho é uma reflexão filosófica sobre o meu próprio processo de formação como indivíduo e como professora. Pretendo mostrar que instrumentalizado por uma visão teórica abrangente, a teoria da vida cotidiana desenvolvida por Agnes Heller, o educador pode refletir sobre sua própria formação, enquanto ser humano e profissional, revelando a reprodução da alienação e as possibilidades de superá-la através do trabalho educativo. A superação da alienação é possibilitada por um processo contínuo, histórico e inacabado, de formação da individualidade para si. Esta individualidade realiza-se na busca de uma relação consciente, não identificada espontaneamente, do indivíduo consigo mesmo e com seu mundo singular. Para realiza-la é necessário conhecer os processos de reprodução da singularidade, isto é, os processos de apropriação das objetivações genéricas em si e para si. A individualidade para si começa a desenvolver-se com o distanciamento proporcionado pelo contato com as objetivações genéricas para si, arte, ciência, filosofia, que expressam o movimento entre cotidiano e história. Este movimento não garante que a alienação seja completamente superada, uma vez que isto só ocorre com a superação das relações de dominação presentes na sociedade de classes. Cabe ao trabalho educativo, impulsionar as saídas da reprodução da singularidade e espontaneidade para a realização da individualidade para si. Assim, é necessário que o educador desenvolva a consciência sócio histórica a respeito da sua própria formação buscando possibilidades de superação da alienação. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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