UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Nara Lúcia Nonato
Titulo Das Possibilidades de Construir Indicadores na Gestão Educacional: Um Estudo de Caso
Orientador(a)
Data 03/12/2001
Resumo As políticas de educação no Brasil vêm atribuindo forte ênfase a gestão educacional nos sistemas e nas unidades escolares. A proposta desta pesquisa é analisar as possibilidades de construir indicadores no cotidiano escolar objetivando acompanhar, através do grupo de supervisores, as ações dos diretores em uma Diretoria de Ensino. As variáveis que compõem estes indicadores foram direcionadas para as atividades administrativas, pedagógicas e políticas da gestão escolar. Os referenciais teóricos estabelecidos neste trabalho foram subsidiados por aspectos da gestão educacional, contextualizado nas políticas educacionais do Estado de São Paulo, quanto aos eixos: reestruturação do modelo pedagógico, racionalização organizacional e os novos padrões de gestão. Através dos questionários - Avaliação Escolar - elaborado em conjunto com a equipe de supervisão, foram ressaltados indicadores que podem fazer diferenças significativas para a melhoria da qualidade de ensino: trabalho conjunto da equipe escolar; o exercício da autonomia; o envolvimento da comunidade e o controle dos resultados dos projetos implantados na escola. A contribuição desta pesquisa refere-se aos procedimentos quanto à elaboração dos indicadores e variáveis num contexto determinado e que envolveu diferentes enfoques da organização escolar que podem contribuir para a melhoria contínua dos processos em desenvolvimento quanto ao atendimento da aprendizagem dos alunos.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara