|
|
Aluno(a) |
Elisangela Aparecida Truzzi |
Titulo |
Eles são analfabetos, como posso ensiná-los? A ruptura entre a 4ª e a 5ª série e seus professores |
Orientador(a) |
|
Data |
25/10/2001 |
Resumo |
Tendo como objetivo investigar como os professores de 4ª e 5ª série do ensino fundamental de escolas públicas avaliam, caracterizam ou interpretam as habilidades e/ou dificuldades de seus alunos, realizamos dez entrevistas - quatro com professoras de 4ª série e seis com professores de 5ª série, sendo um da área de Matemática, duas de Língua Portuguesa, uma de história, uma de Geografia, uma de Ciências - todas com pelo menos dez anos de experiência no magistério. Os depoimentos obtidos por meio de questões abertas foram agrupados por temas (dificuldades dos alunos em ler e escrever, facilidades, causas/justificativas para o 'erro", procedimentos de ensino, avaliação das novas diretrizes educacionais e a ruptura entre a 4ª e a 5ª série). A entrevista também incluiu questões fechadas que permitiram mapear as avaliações dos professores de 4ª e 5ª séries quanto à incidência de tipos de erros e também quanto sua tolerância com relação a eles. Os resultados mostraram que os professores de 4ª e 5ª séries concordam em relação à ocorrência significativa dos "erros" cometidos pelos alunos em suas produções escritas e ambos também apresentaram um grau excessivo de tolerância em relação a essas dificuldades. A pesquisa sugere diferenças na concepção de papel docente e de alfabetização entre os professores dos dois segmentos do ensino fundamental, que também denunciam o risco de afrouxamento das exigências acadêmicas dos alunos. Essa pesquisa de natureza exploratória aponta necessidade/urgência no aprofundamento dessas análises para o enfrentamento do fracasso escolar. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|