UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Elisangela Aparecida Truzzi
Titulo Eles são analfabetos, como posso ensiná-los? A ruptura entre a 4ª e a 5ª série e seus professores
Orientador(a)
Data 25/10/2001
Resumo Tendo como objetivo investigar como os professores de 4ª e 5ª série do ensino fundamental de escolas públicas avaliam, caracterizam ou interpretam as habilidades e/ou dificuldades de seus alunos, realizamos dez entrevistas - quatro com professoras de 4ª série e seis com professores de 5ª série, sendo um da área de Matemática, duas de Língua Portuguesa, uma de história, uma de Geografia, uma de Ciências - todas com pelo menos dez anos de experiência no magistério. Os depoimentos obtidos por meio de questões abertas foram agrupados por temas (dificuldades dos alunos em ler e escrever, facilidades, causas/justificativas para o 'erro", procedimentos de ensino, avaliação das novas diretrizes educacionais e a ruptura entre a 4ª e a 5ª série). A entrevista também incluiu questões fechadas que permitiram mapear as avaliações dos professores de 4ª e 5ª séries quanto à incidência de tipos de erros e também quanto sua tolerância com relação a eles. Os resultados mostraram que os professores de 4ª e 5ª séries concordam em relação à ocorrência significativa dos "erros" cometidos pelos alunos em suas produções escritas e ambos também apresentaram um grau excessivo de tolerância em relação a essas dificuldades. A pesquisa sugere diferenças na concepção de papel docente e de alfabetização entre os professores dos dois segmentos do ensino fundamental, que também denunciam o risco de afrouxamento das exigências acadêmicas dos alunos. Essa pesquisa de natureza exploratória aponta necessidade/urgência no aprofundamento dessas análises para o enfrentamento do fracasso escolar.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara