|
|
Aluno(a) |
Daniela Melaré Vieira Barros |
Titulo |
Educação a Distância: o Telecurso 2000 e o atendimento às demandas ocupacionais |
Orientador(a) |
|
Data |
12/12/2001 |
Resumo |
A questão que conduziu nossa análise está relacionada às condições que o Telecurso 2000 oferece para a preparação dos alunos para as atuais exigências das demandas ocupacionais brasileiras. As argumentações aqui apresentadas basearam-se na política educacional da educação a distância, seus pressupostos teóricos e os questionamentos relativos às novas demandas ocupacionais. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de campo na qual constatamos o direcionamento educacional do Telecurso 2000 para a formação e qualificação de mão-de-obra aos denominados serviços pessoais e rotineiros do mundo do trabalho, a reorganização das relações de trabalho com as novas tecnologias e o novo modelo educacional de desenvolvimento de competências e habilidades básicas. Tanto a pesquisa teórica e a documental quanto a de campo trouxeram análises evidenciando as diretrizes e os objetivos do Telecurso 2000, ressaltando que o Telecurso proporciona aos seus alunos o desenvolvimento de conhecimentos básicos, habilidades e competências somente para as demandas ocupacionais caracterizadas em trabalhos de serviços pessoais e rotineiros. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|