|
|
Aluno(a) |
Marisa Machado Cavallieri |
Titulo |
A percepção do professor sobre seu trabalho com classes de aceleração |
Orientador(a) |
|
Data |
18/12/2001 |
Resumo |
Este estudo propôs-se a investigar as percepções do professor sobre seu trabalho em Classes de Aceleração, partindo de um modelo de pesquisa que visa abordar o pensamento do professor sobre sua prática profissional. Tal linha de pesquisa vem ampliar o conhecimento a respeito do trabalho docente a partir da visão do próprio sujeito sobre sua prática, em contraposição a um modelo ao qual se acessava o fazer docente, a partir da observação das ações do professor. Este modelo de investigar o trabalho docente, possivelmente constitui-se num passo para a construção do professor enquanto profissional reflexivo. Objetiva-se levar o professor a avaliar o seu trabalho, no contexto de aplicação de um programa de reforma educacional, de como avalia tal proposta, e analisar as suas estratégias de adaptação a uma situação nova. Foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado, que aborda a percepção do professor sobre seu trabalho, seu aluno, o material oferecido pelo programa e como avalia este seu trabalho num contexto de implantação do Programa das Classes de Aceleração. Do acesso ao pensamento do professor sobre sua prática pode-se inferir que, cerceado pela concepção de executor de planos pensados por outrem, o professor enfrenta dificuldades, sobretudo por ter que trabalhar com o aluno que não tem uma trajetória linear no sistema de ensino. Concepções pré-estabelecidas sobre seu aluno e sua família, provocam sentimentos de incômodo e desgaste, dificultando-no a perceber melhorias na sua prática docente. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|