| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Marisa Machado Cavallieri | 
		 
		
			| Titulo | 
			A percepção do professor sobre seu trabalho com classes de aceleração | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			18/12/2001 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Este estudo propôs-se a investigar as percepções do professor sobre seu trabalho em Classes de Aceleração, partindo de um modelo de pesquisa que visa abordar o pensamento do professor sobre sua prática profissional. Tal linha de pesquisa vem ampliar o conhecimento a respeito do trabalho docente a partir da visão do próprio sujeito sobre sua prática, em contraposição a um modelo ao qual se acessava o fazer docente, a partir da observação das ações do professor. Este modelo de investigar o trabalho docente, possivelmente constitui-se num passo para a construção do professor enquanto profissional reflexivo. Objetiva-se levar o professor a avaliar o seu trabalho, no contexto de aplicação de um programa de reforma educacional, de como avalia tal proposta, e analisar as suas estratégias de adaptação a uma situação nova. Foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado, que aborda a percepção do professor sobre seu trabalho, seu aluno, o material oferecido pelo programa e como avalia este seu trabalho num contexto de implantação do Programa das Classes de Aceleração. Do acesso ao pensamento do professor sobre sua prática pode-se inferir que, cerceado pela concepção de executor de planos pensados por outrem, o professor enfrenta dificuldades, sobretudo por ter que trabalhar com o aluno que não tem uma trajetória linear no sistema de ensino. Concepções pré-estabelecidas sobre seu aluno e sua família, provocam sentimentos de incômodo e desgaste, dificultando-no a perceber melhorias na sua prática docente. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |