|
|
Aluno(a) |
Luciano Fernandes Silva |
Titulo |
A Temática Ambiental e o Ensino de Física na Escola Média: a produção de energia elétrica em larga escala como um tema controverso |
Orientador(a) |
|
Data |
21/09/2001 |
Resumo |
A partir dos conteúdos da Física, normalmente desenvolvidos em aulas do terceiro ano do Ensino Médio das escolas públicas, elaboramos uma proposta de ensino no qual estavam presentes os principais elementos das discussões que ocorrem nos meios técnicos e acadêmicos sobre produção de energia elétrica em larga escala e seus benefícios e impactos nos meios social e ambiental. Desta forma, este trabalho teve como um de seus objetivos identificar e analisar as possibilidades e limites para o desenvolvimento de atividades de ensino que considerem temas controversos da ciências naturais. Procuramos ainda caracterizar o envolvimento, a participação e o posicionamento dos alunos do ensino médio em atividades educativas que considerem temas controversos relacionados a produção de energia elétrica. Realizamos esta pesquisa sob a forma de uma intervenção em sala de aula a partir de um plano de ensino previamente elaborado. Três turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da Diretoria de Ensino de Araraquara foram envolvidas. A análise dos dados revela que a maioria dos alunos não reconhecem, de imediato, temas controversos diretamente relacionados a produção de energia elétrica. Durante as atividades de ensino, os alunos posicionam-se de diferentes formas quanto a administração do conflito entre os benefícios e prejuízos oferecidos pela produção de energia elétrica. Percebemos, através destas atividades de ensino, que alguns obstáculos podem interferir na condução de trabalhos com este enfoque; entre estes os currículos que oferecem poucas oportunidades de novas abordagens. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|