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| Aluno(a) |
Josilda Maria Belther Silva |
| Titulo |
Progressão Continuada por Ciclos, Trabalho Docente e Qualidade do Ensino: Um Estudo de Caso em Escola de Ensino Fundamental do Interior Paulista |
| Orientador(a) |
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| Data |
14/09/2001 |
| Resumo |
Esta pesquisa teve como tema a progressão continuada por ciclos instituída no ensino fundamental no Estado de São Paulo por meio da Deliberação 07/97. Investigou-se especificamente o grau de aceitação e comprometimento do corpo docente com a proposta de progressão continuada, requisitos essenciais para o êxito da mesma. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, análise documental e estudo de caso em uma escola de ensino fundamental do interior paulista. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores de diferentes disciplinas, coordenador pedagógico e diretor da escola. O estudo permitiu concluir que os professores investigados apresentam grande resistência à essa medida da política educacional do Estado de São Paulo, ou seja, à progressão continuada. Essa resistência é justificada pelos professores em termos da perda de autoridade e alteração nas relações de poder em sala. |
| Tipo |
Defesa-Mestrado |
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