|
|
Aluno(a) |
Cláudia Cabral Rezende |
Titulo |
Parâmetros Curriculares Nacionais: da intenção à ação. Análise crítica da introdução e temas transversais. |
Orientador(a) |
|
Data |
24/09/2001 |
Resumo |
Este estudo foi realizado numa tentativa de compreender, a partir de uma análise crítica, alguns dos componentes fundamentais presentes nos documentos: Introdução e Temas Transversais para o terceiro e quarto ciclos da Educação Fundamental, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tendo como ponto de partida o atual estágio do ensino, suposto a partir das reformas que vêm ocorrendo na educação brasileira.
Uma das metas deste trabalho esteve ligada à confrontação da intenção de tais documentos com a prática pedagógica, frente às atuais mudanças educacionais propostas nos PCN, neste início de milênio, diante da crise econômica, da crise moral e da crise da ideologia do progresso que vêm atingindo a sociedade capitalista, numa era de globalização.
Para finalizar essa pesquisa, através das coordenadas metodológicas da história oral, foi realizado um trabalho de entrevista temática com educadores atuantes em três escolas do Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino do município de Araraquara, localizada no interior do Estado de São Paulo, a partir do que foram investigadas as relações da proposta teórica contida nos PCN com a prática pedagógica destes educadores. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|