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Aluno(a) |
Meire Cristina dos Santos Dangió |
Titulo |
A ALFABETIZAÇÃO SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CRÍTICO: contribuições didáticas |
Orientador(a) |
Profa. Dra. LIGIA MARCIA MARTINS |
Data |
31/08/2017 |
Resumo |
Resumo – Este pesquisa representa um desdobramento da necessidade didático-pedagógica da pesquisadora - em sua condição de professora alfabetizadora e formadora de professores alfabetizadores, pela apropriação de conhecimentos científicos acerca do ensino da leitura e da escrita numa perspectiva crítica de educação. À vista desta necessidade, empreendemos uma investigação teórico-conceitual fundamentada na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, cujos objetivos foram: investigar as articulações entre o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita, desvelando o alcance abstrativo desse processo; identificar os fundamentos psicológicos e linguísticos requeridos à alfabetização; e corroborar com a formação de professores, apontando conteúdos imprescindíveis para o trabalho com a língua materna. Guiamo-nos pela hipótese segundo a qual a secundarização, pelas teorias pedagógicas hegemônicas (em especial construtivistas), do ensino dos conteúdos linguísticos fundamentais para a apropriação da escrita, conduziu a uma negação dos mesmos, condicionando a aprendizagem da escrita pela criança a um repertório verbal próprio e circunscrito à vida cotidiana, em detrimento dos elementos linguísticos mais elaborados e requeridos pelo sistema de escrita. Diante do apresentado pelo aporte teórico-conceitual constitutivo desta investigação, concluímos ser de fundamental importância o resgate do ensino de conteúdos imprescindíveis à apropriação desse instrumento cultural complexo que é a escrita e, visando contribuir com o atendimento desta demanda elaboramos três princípios didáticos requeridos a uma prática pedagógica histórico-crítica, que, por seu fundamento dialético, supera o movimento pendular entre ora determinado método de alfabetização, ora outro. Com tais proposições esperamos auxiliar o professor no desempenho de sua tarefa como alfabetizador ciente de que os domínios da leitura e da escrita se impõem como lastro de todo o percurso de escolarização, isto é, como dispositivo básico do qual dependerão os demais processos de aprendizagem que compõem o universo escolar e a vida, no seio da cultura.
Palavras-chave: alfabetização; desenvolvimento psíquico; psicologia histórico-cultural; pedagogia histórico-crítica.
Abstract - This research represents an unfolding of the researcher's didactic-pedagogical necessity - in her condition as literacy-teacher and literacy-teacher trainer, by means of the appropriation of scientific knowledge about the teaching of reading and writing through a critical perspective of education. In view of this necessity, we embarked a theoretical-conceptual investigation based on the historical-cultural psychology and on the historical-critical pedagogy, whose aims were: to investigate the links between the development of oral language and written language, exhibiting the abstractive reach of this process; to identify the psychological and linguistic foundations required to literacy; and to support teaching training, pointing indispensable contents in the work with mother tongue. We were guided by the hypothesis which states that the teaching of major linguistic contents' second place, established by hegemonic pedagogic theories (notably the constructivist one), to the writing appropriation conducted to the rejection of these contents, conditioning the child's learning of writing to a personal and limited to daily life verbal repertoire, rather than more sophisticated linguistic elements, which are required by the writing system. In light of what is shown by the research's theoretical-conceptual basis, we concluded to be of paramount importance the rescue of teaching of contents that are crucial to the appropriation of writing, which is a complex cultural instrument. Aiming to contribute to fulfilling this demand, we elaborated three didactic principles required to a historical-critical teaching practice, which, due to its dialectic foundation, overcome the commuter movement between using one certain literacy method at one time, and another one at another time. With these propositions we expected to assist literacy-teachers when performing their tasks, knowing that the writing and reading domains assert themselves as ballast of the schooling process as a whole, that is to say, as a basic device from which the other learning processes that compose the school universe and life, within culture, will surface.
Keywords: literacy; psychic development; historical-cultural psychology; historical-critical pedagogy.
Resumen – Esta investigación representa un desdoblamiento de la necesidad didáctico-pedagógica de la investigadora –en su condición de profesora alfabetizadora y formadora de profesores alfabetizadores, por su apropiación de conocimientos científicos acerca de la enseñanza de la lectura y de la escrita en una perspectiva crítica de la educación. Ante esta necesidad, emprendimos una investigación teórico-conceptual que se fundamenta en la psicología histórico-cultural y en la pedagogía histórico-crítica, cuyos objetivos fueron: investigar las articulaciones entre el desarrollo del lenguaje oral y del lenguaje escrito, desvelando el alcance abstractivo de ese proceso; identificar los fundamentos psicológicos y lingüísticos requeridos a la alfabetización; y corroborar con la formación de profesores, apuntando contenidos imprescindibles para el trabajo con la lengua materna. Nos guiamos por la hipótesis según la cual el papel secundario de la enseñanza de los contenidos lingüísticos fundamentales para la apropiación de la escrita, por las teorías pedagógicas hegemónicas (en especial constructivistas), condujo a una negación de esos contenidos, condicionando el aprendizaje de la escrita por el niño a un repertorio verbal propio y circunscrito a la vida cotidiana, en detrimento de los elementos lingüísticos más elaborados y requeridos por el sistema de escrita. Ante lo presentado por el aporte teórico-conceptual constitutivo de esta investigación, concluimos que es de fundamental importancia el rescate de la enseñanza de contenidos imprescindibles a la apropiación de ese instrumento cultural complejo que es la escrita y, pretendiendo contribuir con la atención de esta demanda, elaboramos tres principios didácticos requeridos a una práctica pedagógica histórico-crítica, que, por su fundamento dialéctico, supera al movimiento pendular entre ora determinado método de alfabetización, ora otro. Con tales proposiciones esperamos auxiliar al profesor en el desempeño de su tarea como alfabetizador consciente de que los dominios de la lectura y de la escrita se imponen como base de todo el recorrido de la escolarización, es decir, como dispositivo básico del cual dependerán los demás procesos de aprendizaje que componen el universo escolar y la vida, en el seno de la cultura.
Palabras clave: alfabetización; desarrollo psíquico; psicología histórico-cultural; pedagogía histórico-crítica.
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Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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