UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Efrain Maciel e Silva
Titulo O trabalho educativo e a natureza humana: fundamentos ontológicos da pedagogia histórico-crítica
Orientador(a) Prof. Dr. NEWTON DUARTE
Data 25/08/2017
Resumo Resumo
O objetivo desta tese foi analisar os fundamentos ontológicos do trabalho educativo por meio do estudo do trabalho como mediação entre ser humano e natureza. A conceituação da atividade educativa como trabalho justifica-se por seu caráter de atividade mediadora que atua sobre a natureza humana visando a produção intencional da humanidade nos indivíduos. A necessidade de aprofundamento neste tema deu-se por que apesar de reiteradamente citada, a definição de trabalho educativo proposta por Dermeval Saviani ainda não foi explorada suficientemente em seus fundamentos ontológicos. Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica considerando como fonte principal a produção dos principais autores da pedagogia histórico-crítica e os estudos de Lukács sobre a ontologia do ser social. Concluímos o estudo confirmando nossa hipótese inicial de que o aprofundamento nos estudos sobre a natureza humana e sua relação com o trabalho educativo contribui no desenvolvimento dos fundamentos ontológicos da pedagogia histórico-crítica.
Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica. Ontologia. Trabalho educativo. Natureza humana.
Abstract
The aim of this thesis was to analyze the ontological foundations of educational work through the study of work as mediation between human being and nature. The conceptualization of the educational activity as work is justified by its character of mediating activity that acts on the human nature aiming at the intentional production of the humanity in the individuals. The need to deepen this theme was that, although repeatedly quoted, the definition of educational work proposed by Dermeval Saviani has not yet been sufficiently explored in its ontological foundations. This was a theoretical work based on the historical-dialectical method, which used the technique of bibliographic research considering as main source the production of the main authors of historical-critical pedagogy and Lukács studies on the ontology of social being. We conclude the study by confirming our initial hypothesis that the deepening in the studies on human nature and its relation with the educational work contributes in the development of the ontological foundations of the historical-critical pedagogy.

Keywords: Historical-critical pedagogy. Ontology. Educational work. Human nature.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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