UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Hellen Jaqueline Marques
Titulo CONCEPÇÃO DE MUNDO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica
Orientador(a) Prof. Dr. NEWTON DUARTE
Data 25/08/2017
Resumo RESUMO
A pesquisa versa sobre a formação da concepção de mundo de professores, a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Destacamos as discussões acerca das relações entre a formação da individualidade do professor e o trabalho educativo, apontando a necessidade de uma concepção de mundo emancipatória, cuja finalidade seja a superação das relações sociais alienadas, próprias da sociedade capitalista. Buscamos analisar as contribuições da pedagogia histórico-crítica para o entendimento dos processos de formação e transformação da concepção de mundo de professores e alunos. Para o desenvolvimento metodológico, tomamos como campo de investigação empírica a formação de professores da rede pública municipal de ensino de Cascavel, no interior do estado do Paraná, por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de duas escolas. A educação reflete as contradições, no sentido dialético do termo, da sociedade capitalista. A visão que os professores têm da sociedade, da educação, do conhecimento etc., também reflete essas contradições próprias à sociedade em que vivemos. A análise das entrevistas revelou as lutas existentes, no plano da concepção de mundo, entre as perspectivas críticas e não críticas, hegemônicas e contra-hegemônicas.

Palavras-chave: Concepção de mundo. Individualidade. Pedagogia histórico-crítica. Formação de professores. Emancipação.

ABSTRACT
The thesis is about the formation of teachers’ conception of the world, from the Critical Pedagogy perspective. We analyze the discussions on the relationship between teachers’ formation of individuality and the educational work, pointing out the need for a conception of emancipatory world, whose purpose is the overcoming of alienated social relations, a characteristic of capitalist society. We seek to examine the contributions of Critical Pedagogy for the understanding of the processes of formation and transformation of teachers and students´ conception of the world. The field of empirical research is the education of municipal public school teachers in Cascavel, a city in the state of Paraná, by means of semi-structured interviews with teachers from two schools. Education reflects the contradictions, in the dialectical sense of the term, of the capitalist society. The teachers' view of society, education, knowledge etc., also reflects these contradictions proper to the society in which we live. The analysis of the interviews revealed the existing struggles, on the world conception´ plane, between critical and non-critical, hegemonic and counter-hegemonic perspectives.

Keywords: Conception of the world. Individuality. Critical Pedagogy. Teacher Education. Emancipation.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara