UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Darbi Masson Suficier
Titulo Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamental
Orientador(a) Profa. Dra. LUCI REGINA MUZZETI
Data 24/08/2017
Resumo Resumo
A pesquisa analisa o percurso biográfico de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a sua atuação profissional enquanto prática, na acepção bourdieuniana. Trata-se de uma pesquisa sociológica empírica de tipo qualitativo e não amostral, na qual a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semidiretivas. O trabalho possui um duplo enfoque: os percursos biográficos e a atuação profissional dos entrevistados. No primeiro, os percursos biográficos são apresentados como retratos sociológicos, nos quais são destacados os percursos familiar, escolar, acadêmico e profissional, assim como as práticas culturais, de lazer e de socialização. O segundo enfoque é a prática dos professores analisada por meio de componentes básicos da atuação profissional, como a rotina e as relações sociais estabelecidas (pelo professor) na escola, bem como no relacionamento com os alunos; para isso são elencados aspectos da visão de mundo dos professores sobre as origens sociais, o comportamento, o desempenho e a avaliação dos alunos. Por meio dos procedimentos metodológicos e do corpus conceitual utilizado, compreende-se que, a atuação profissional cotidiana dos professores entrevistados é permeada pela influência deu seus percursos biográficos, tais como: o estabelecimento de padrões de atuação com base nos professores que teve ao longo de seu percurso como aluno; a valorização da experiência profissional em detrimento da formação superior em Pedagogia. Ao se analisar a atuação dos professores entrevistados enquanto uma prática, desvela-se o senso prático em muitas das ações cotidianas dos professores.

Palavras-chave: Senso prático. Professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Percurso biográfico.

Abstract
The research analyzes the biographic route of four teachers lecturing in the initial years of elementary school and their professional performance with regard to practicality in the bourdien view point. This is an empirical sociological research, in which the collected data was done using semi-directive interviews. This piece focuses on two things: the biographic route and professional performance of the interviewees. On the former topic, the routes are presented as sociological portraits, in which the familiar, school, academic and professional routes are highlighted as well as cultural, social and leisure practices. On the latter topic, the teacher's performance is analyzed using basic components of professional performance, such as routines and established social relations in the school, including the relationship with their students. To accomplish this, a few aspects are taken into consideration. His student's behavior, performance and evaluations and aspects of the teacher's view about social origins. Through methodological procedures and conceptual corpus, it is found that the interviewed teacher's everyday professional performance is permeated by the influence of their biografical routes, such as: the establishment of performance patterns based on the teachers and professors they had and the superior value given to professional experience in detriment to graduate education. Analyzing the performance of the interviewed teachers taking into account their practicality, we discover a pratical sense in many of their everyday actions.

Keywords: Pratical sense. Teachers in the initial years of elementary school. Biographic route.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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