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Aluno(a) |
Daiane Natalia Schiavon |
Titulo |
INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM CASTILLA-LA MANCHA (ESPANHA): reflexões para o contexto brasileiro |
Orientador(a) |
Prof. Dr. ELADIO SEBASTIÁN HEREDERO |
Data |
24/08/2017 |
Resumo |
RESUMO
O presente estudo pretendeu investigar o sistema educativo espanhol no que diz respeito à sua organização e às práticas pedagógicas inclusivas para crianças surdas matriculadas na educação infantil e primária de Guadalajara (Castilla-La Mancha/ES) e relacionar a realidade investigada com resultados de pesquisas em contexto brasileiro com vistas às possibilidades e questionamentos para o mesmo contexto. Para discutir tais questões, o presente trabalho foi alicerçado em uma perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e teve como proposta uma pesquisa de campo em quatro centros educativos. Os participantes da pesquisa foram: 5 professores Tutores, 4 professores de Audição e Linguagem, 4 professores de Pedagogia Terapêutica, 2 intérpretes, 4 orientadores, 1 responsável legal da Secretaria de Educação de Guadalajara pela organização do ensino para a diversidade nesta realidade, e 1 responsável pela Associação de Surdos da cidade, perfazendo assim um total de 21 profissionais envolvidos, além dos 5 alunos surdos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais envolvidos na pesquisa bem como observações nos quatro centros investigados e análise de documentos dos mesmos ao tocante à educação especial. Os resultados indicaram que, no contexto espanhol, são encontradas diversas modalidades comunicativas para o surdo, porém, há a predominância da aquisição da linguagem oral, a qual está associada à utilização dos sinais da LSE e demais gestos como ferramentas para a aquisição da mesma, sendo estas consideradas, por isso, como alternativas complementares àquela. Os dados revelaram que os profissionais que atuam com alunos surdos não devem assumir uma posição apriorística radical em relação a uma modalidade comunicativa, mas sim considerar as condições da criança surda e seu desenvolvimento comunicativo, cognitivo, linguístico e acadêmico. Indicaram ainda a importância de práticas pedagógicas diferenciadas e da coletividade e parceria existente entre os profissionais para planejamento e medidas efetivas para a escolarização e atendimento deste alunado. Em vista disso, evidenciamos possibilidades e questionamentos para o contexto brasileiro e perspectivas para pesquisas futuras.rnrnPalavras-chave: Educação de alunos surdos. Prática pedagógica inclusiva. Apoio pedagógico. Espanha.rnrnrnABSTRACTrnrnThis study aimed to investigate the Spanish educational system in relation to its organization and inclusive pedagogical practices for deaf children enrolled in primary and secondary education in Guadalajara (Castilla-La Mancha / ES) and relate the investigated reality with research results in the Brazilian context thinking about the possibilities and questions for the same context. To discuss these issues, the present work was based on a methodological perspective of a qualitative approach, of the exploratory type and had as proposal a field research in four educational centers. The participants of the research are: 5 Tutors, 4 Teachers of Hearing and Language, 4 Teachers of Therapeutic Pedagogy, 2 Interpreters, 4 Supervisors, 1 professional of the Secretary of Education of Guadalajara responsible for the organization of teaching for the diversity of the city, and 1 director for the Deaf Association of the City, totaling 21 professionals involved, in addition to 5 deaf students. We did semi-structured interviews with the professionals involved in the research, and observations in the four centers investigated, and analysis of their documents on special education. The results indicated that, in the Spanish context, are found different communicative modalities for the deaf, however, there is a predominance of oral language acquisition, which is associated with the use of LSE signs and other gestures as a means of acquiring the same, and are therefore considered complementary alternatives to it. The data revealed that professionals who work with deaf students should not assume a radical position in relation to a communicative modality, but should consider the conditions of the deaf child and his communicative, cognitive, linguistic and academic development. They also indicated the importance of differentiated pedagogical practices and of the collective and existing partnership among professionals for planning and effective measures for the schooling and attendance of this student. With this in mind, we present possibilities and questions for the Brazilian context and perspectives for future research.rnrnKeywords: Education of deaf students. Inclusive pedagogical practice. Pedagogical support. Spain. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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