UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Cleide Narcisa Nery
Titulo A Prática Pedagógica da Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Suas Relações com o Perfil de Formação dos Professores
Orientador(a)
Data 30/08/2001
Resumo O estudo aqui relatado tem por objetivo investigar como se configura a prática pedagógica de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental, identificando suas relações com a formação das(o) professoras(or) responsáveis por essa prática.
Para tanto realizou-se, por meio de pesquisa exploratória, um recenseamento dos problemas considerados urgentes no ensino da Educação Física pelos principais atores do processo educativo nessa faixa de escolaridade.
Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas durante o ano de 2000, com seis professoras e um professor das séries iniciais do ensino fundamental, doze alunos (6 meninas e 6 meninos) dessas mesmas séries, três profissionais representantes das equipes técnico-pedagógicas das escolas-alvo da pesquisa, uma especialista de ensino da Diretoria de Ensino Estadual e uma especialista de ensino da Secretaria Municipal de Educação.
Os resultados obtidos, organizados em Quadros e Tabelas compõem um panorama das condições de efetivação da prática pedagógica da Educação Física nas três escolas investigadas: a) as dificuldades presentes na relação dos professores com a Educação Física estão diretamente ligadas à ausência de condições de trabalho escolar nessa área e de orientações recebidas; b) há um predomínio das visões socializadora, esportivista e biologizante da Educação Física expressas por professoras(or), alunos e especialistas de ensino; c) os depoimentos são reveladores de que as(o) professoras(or) não parecem saber lidar com a "desordem pedagogicamente positiva" que a Educação Física pode e deve provocar na escola, resultando em uma prática de "confinamento" dos alunos às salas de aulas, mais freqüente do que a prática de atividades ao ar livre; d) demandas específicas para a formação desses profissionais são evidenciadas: percepção mais ampla da Educação Física como componente curricular nas séries iniciais do ensino fundamental, reconhecimento das características e necessidades dos alunos nessa faixa de escolaridade e, sobretudo, percepção das possibilidades de atuação da Educação Física como um exercício de inclusão, de democracia e de respeito mútuo entre os alunos.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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