UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Juliana Tibúrcio Silveira Fossaluzza
Titulo A MEMÓRIA-TRABALHO E POLÍTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A CONSCIÊNCIA DE CLASSE PROLETÁRIA POTENCIAL
Orientador(a) Prof. Dr. JOSÉ LUIS VIEIRA DE ALMEIDA
Data 11/08/2017
Resumo RESUMO
A consciência de classe proletária potencial nos professores da Educação Básica é a tese que
será defendida nesta pesquisa. Há, portanto, uma inquietude, uma revolta, uma certeza de que
algo está errado na realidade, uma indignação vivida, oprimida, um conhecimento apropriado
pelo indivíduo, que, em alguma medida, se expressa na sua “consciência individual” e na
nossa sociedade. A consciência proletária pode já existir potencialmente em qualquer pessoa,
mesmo que ainda não expresse uma consciência de classe em si e para si. Ela é na verdade
uma “faísca”, uma “fagulha” de lucidez que nos “avisa” que há proletários e proletárias,
sabidos de suas condições de exploração, denunciadores da precariedade do trabalho. Este
estudo é, ao mesmo tempo, uma denúncia sobre a situação em que trabalham muitos docentes
da Educação Básica do nosso país, em especial, aqueles que desenvolvem sua atividade
educativa no Estado de São Paulo, Brasil. São professores que atuam no Ensino Médio, no
Ensino Fundamental, na Educação Infantil e até mesmo no Ensino Superior. Cinco docentes
que foram ouvidos, por meio de entrevistas semiestruturadas, e que expuseram suas
memórias-trabalho e política, e expressaram em diferentes graus e nuances seus processos de
consciência de classes, de consciência de classe proletária potencial. Professores-proletários
que, de certo modo, latente, têm a militância “correndo em suas veias”, que lutam ou lutaram,
ainda que alguns restritos à sala de aula, por uma sociedade que um dia poderá renascer da
subjugação, do sofrimento e da exploração humana. Partimos e retornamos, portanto, do
trabalho, exercido, antes, por um ser humano e suas relações sociais. Esta observação diz
respeito ao método de pesquisa, ao materialismo histórico-dialético. Que este estudo, que é
também bibliográfico, possa, então, ter contemplado o materialismo, a historicidade-dialética
de parte das relações sociais, dos processos de consciência “individuais”, assim como a
necessidade de aproximação entre escola e universidade.
Palavras-chave: memória-trabalho e política, professores da Educação Básica, proletariado,
consciência de classe proletária potencial, consciência de classe em si e para si.

ABSTRACT

The potential proletarian class consciousness is the thesis that will be defended in this
research. There is, therefore, a restlessness, a revolt, a certainty that something is not well in
reality, a indignation experienced, oppressed, a knowledge acquired by the individual, which
is expressed in some measure in his "individual conscience", and in our society. Proletarian
consciousness may already exist potentially in any person, even if it does not yet represent a
class consciousness in and for itself. It is indeed a "spark" of lucidity that "warns" that there
are proletarians, aware of their conditions of exploitation, denouncing the precariousness of
work. This study is at the same time a complaint about the situation in which many teachers
of Basic Education work in our country, especially those who carry out their educational
activity in the State of São Paulo, Brazil. They are teachers who work in High School,
Elementary School, Infant Education and even Higher Education. Five teachers who were
heard through semi-structured interviews and who did not remain silent in their work and
political-memories and expressed in different degrees and nuances their processes of class
consciousness, of potential proletarian class consciousness. Proletarian- teachers who, in a
certain way, are latent, have militancy "running in their veins", who fight or have fought,
although some restricted to the classroom, by a society that one day may be reborn from
subjugation, suffering and exploitation human. Therefore, we start and return from the work
previously carried out by a human being and his social relations. This observation concerns
the method of research, historical-dialectical materialism. That this study, which is also
bibliographical, may then have contemplated materialism, dialectical historicity on the part of
social relations, “individual” processes of consciousness, as well as the need for
approximation between school and university.
Key words: memory-work and politics, teachers of Basic Education, proletariat, potential
proletarian class consciousness, class consciousness in and of itself.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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